O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Aguardando as chaves

Moradores de área contaminada na Gde SP esperam por novo prédio

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Moradores esperam liberação de condomínio em Itaquaquecetuba

Eles vivem em área de risco e aguardam liberação desde outubro.Entrega deve ser realizada entre fevereiro e março, diz Prefeitura.

Desde outubro, os moradores das áreas de risco de Itaquaquecetuba esperam pela entrega dos apartamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Com as fortes chuvas que atingiram a cidade no mês de janeiro, muitos moradores ficaram desabrigados e aqueles que ainda estão em suas casas precisam ficar atentos para não ter prejuízo quando chove.

Há 14 anos, o aposentado Amaro Arcanjo de Mendonça se desdobra para vigiar a chuva durante os afazeres domésticos na casa de um único cômodo no bairro Marengo Baixo. Nessa época do ano, ele cuida da cozinha e corre para o vitrô olhar o quintal. A razão pra isso é o barranco que ameaça desmoronar e atingir a casa dele.

Nas bordas, o monte de terra já está quase sem sustentação e ameça cair a qualquer momento. "Quando dá aquele pé d'agua, eu vou olhar pela janela com medo do barranco cair".

Vontade de sair da casa não falta. Amaro se inscreveu e já foi sorteado em um programa de moradia popular. Só que, por enquanto, ainda espera ser chamado pra assinar os contratos.

"Disseram que a gente ia sair em outubro, sendo que já passou e nada de tirarem a gente daqui".

O morador foi sorteado para um condomínio que fica no Jardim Caiuby. São 51 torres e 612 apartamentos com cerca de 43 metros. De acordo com o secretário de habitação Roberto Kimura, as unidades são entregues prontas para morar, sem que nenhuma melhoria seja necessária.

"A unidade tem que estar pronta para ser habitada. Piso, revestimento de parede, louça sanitária. Realmente é só o morador entrar e começar a habitar. É uma regra da Caixa do Minha Casa Minha Vida", explica.

O condomínio deve receber moradores dos bairros Marengo Baixo e Jardim Mascarenhas. Na última semana, muitos que viviam no local ficaram desalojados após a ocorrência de chuvas fortes.

De acordo com o secretário, os primeiros contratos devem ser assinados na sexta-feira (3).

"Assinando o contrato e o Ministério das Cidades autorizando a entrega, eles [moradores] já entram no dia seguinte se quiser. Vale a gente lembrar que morador de áreas de risco, como a gente tem que tirar essas pessoas, na hora que entrarem no apartamento a Prefeitura faz a demolição dessas áreas". Ele diz que a previsão é de que a entrega aconteça entre o final de fevereiro e o início de março.

No entanto, quem vive nas áreas de risco, como o Mendonça, tem o tempo como um inimigo. Neste caso, a pressa pode salvar vidas.

"O importante é a vida. Temos uma vida só e precisamos zelar por ela", comenta o aposentado.

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet