O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Previsão orçamentária

Ter uma boa ideia de quanto se gastará ao longo do ano é fundamental

segunda-feira, 3 de abril de 2017
WhatsApp
LinkedIn

?Previsão orçamentária: o caminho para uma gestão condominial controlada

*Por Alessandre Nascimento

“Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”, disse o gato para Alice no país das Maravilhas. Não muito longe dessa realidade, encontramos um tema muito importante e que tem muito a ver com uma gestão eficiente.

A previsão orçamentária é o caminho para manter o custo do condomínio equilibrado e controlado. Após implantada, se torna ferramenta essencial no planejamento financeiro anual do condomínio, um alicerce para uma administração prática e inteligente.

A previsão orçamentária se tornou muito importante na gestão do condomínio. O ideal é que seja feita anualmente para programar todas as despesas, reajustes e inflação do período.

Um dos seus objetivos é evitar surpresas aos moradores com valores não previstos em seus gastos domésticos, ajudando, inclusive, na redução da inadimplência.

Em alguns casos, e isso faz parte do processo todo, se tornam necessários pequenos ajustes no período em curso. Esses ajustes servirão de base para o orçamento do ano seguinte, tornando o orçamento mais assertivo para as previsões futuras.

O síndico é responsável pela previsão orçamentária do condomínio. Ele normalmente usa os gastos do ano anterior para ter uma base no  planejamento financeiro.

É muito interessante comparar a gestão do condomínio a uma empresa, pois desta forma fica mais fácil entender o quanto o condomínio precisa estar nas mãos de uma administração séria, segura e transparente.

Veja, assim como uma empresa precisa ter um orçamento anual, o condomínio também deve possuir a sua previsão orçamentária para visualizar e acompanhar para onde estão indo os recursos arrecadados.

Nos meses de novembro e dezembro, normalmente, o síndico deve providenciar a previsão de gastos do próximo ano para votação em assembleia.

Para fazer essa composição, o síndico deve possuir os dados de despesas com água, luz, folha de pagamento, seguro, manutenções, tributos e outras despesas necessárias à manutenção do condomínio.

Importante incluir nessa composição o fundo de reserva e um pequeno percentual para possíveis imprevistos, sendo o mais transparente e claro possível na apresentação aos moradores.

A previsão orçamentária nunca deve engessar a gestão do condomínio, pelo contrário, ela serve para que se trabalhe com tranquilidade e disponibilidade de numerário para a gestão financeira do condomínio.

Além disso, indica-se que se mantenha a gestão em dia, sem grandes estresses. A previsão orçamentária está prevista na maioria das convenções de condomínios e amparada pela Legislação Vigente.

*Diretor financeiro da BRCondos, maior rede de administradoras de condomínios do Brasil.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet