O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Espaço SECOVI

Acidente de trabalho

Secovi-PR discutiu assunto afastamento de trabalhador e temas correlatdos

quinta-feira, 20 de abril de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Reunião dos Síndicos: Acidentes de trabalho no condomínio. O que fazer?

Advogados do Secovi-PR explicam sobre a ocorrência dos acidentes de trabalho na esfera dos condomínios e como proceder em casos nos quais o INSS e o médico de Medicina do Trabalho divergem sobre o retorno de licença médica do empregado em condomínio.

A ocorrência de acidentes de trabalho e algumas lacunas jurídicas contidas no direito Trabalhista e Previdenciário foram tema da reunião de síndicos desta quarta-feira (12), no Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR). As reuniões ocorrem mensalmente e tratam assuntos de interesse prático aos síndicos.

“Nossos advogados nos relataram um aumento deste tipo consulta em nosso serviço de atendimento aos representados, então nada melhor do que trazer esse assunto ao coletivo”, explicou o vice-presidente de Condomínios o Secovi-PR, Dirceu Jarenko.

Afastamentos

A explanação sobre o tema foi realizada pelos advogados do sindicato, Dr. Arthur Pontes e Dra. Juliana Vieira.

Dra. Juliana Vieira iniciou os trabalhos abordando sobre os acidentes de trabalho e as causas de afastamento do trabalhador. Explanou também sobre o concausa, nexo de causalidade nos acidentes de trabalho e as espécies de responsabilidade civil.

Após, Dr. Arthur Pontes abordou o tema “limbo jurídico previdenciário-trabalhista” para suprir dúvidas relacionadas à indicação de retorno ao trabalho, de colaborador licenciado com auxílio doença, por parte do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), quando há a indicação negativa e contrária, por parte do médico de Medicina de Trabalho que atende o condomínio.

“Há alguns detalhes envolvendo esse tipo de questão que não estão contemplados na legislação, então temos que tomar por base e exemplo o que tem acontecido na prática, por meio de questões semelhantes já julgadas”, explicou Pontes.

Segundo o especialista, esse tipo cancelamento da licença é embasado pelo parecer da perícia oficial, mas pode o trabalhador e o condomínio realizar a contestação, tanto na forma administrativa quanto judicial, juntando laudos médicos e exames que comprovem a incapacidade de retorno do colaborador.

“Nesse período processual deve o condomínio arcar com a remuneração normal de seu funcionário, concedendo-lhe licença remunerada e solicitar a reparação de danos, a chamada ação regressiva reversa, judicialmente”, destacou Pontes.

Fonte: http://www.secovipr.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet