O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Desconto no IPTU

Condomínios sustentáveis podem ter desconto em imposto

sexta-feira, 9 de junho de 2017
WhatsApp
LinkedIn

CIDADES BRASILEIRAS OFERECEM DESCONTO DE ATÉ 100% NO IPTU

"A nossa experiência com condomínios mostra que, para qualquer iniciativa funcionar é preciso o benefício financeiro”, afirma Rodrigo Karpat, advogado especialista em direito imobiliário e condominial.

Ranking de Descontos IPTU Verde
Cidade Percentual Legislação
Tietê (SP) 100% Lei nº 3087/2009
Campos do Jordão (SP) 90% Lei nº 3157/2008
Colatina (ES) 50% Lei 4537/1999
Araraquara (SP) 40% Lei nº 7152/2009
Goiânia (GO 27% Lei Complementar nº 235/2012
Americana (SP) 20% Lei nº 4448/2007
Seropédica (RJ) 15% Lei nº 526/2014
Camboriú (SC) 12% Lei nº 2544/2013
Salvador (BA) 10% Lei nº 8474/2013
Barretos (SP) 10% Lei Complementar nº 122/2009
Ipatinga (MG) 8% Lei nº 2646/2009
Mauá (SP) 7% Lei nº 5199/2017

Após Donald Trump retirar os EUA do acordo de Paris, que previa a redução dos gases do efeito estufa o tema sustentabilidade mais uma vez voltou à tona. Apesar ser um país muito rico em recursos naturais, a crise hídrica de 2014 que ameaçou deixar os paulistas sem água mostrou a importância de usarmos melhor aquilo que nunca valorizamos. Desde então diversas cidades aprovaram legislações que beneficiam os cidadãos e empresas com boas práticas de sustentabilidade.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o projeto de lei 568/2015 prevê desconto de até 12% para condomínios certificados.

No ranking mundial o Brasil ocupa a 5° colocação entre os países com mais condomínios sustentáveis. Atualmente existem 1.230 em processo de certificação e 423 já certificados. O país está atrás apenas de Estados Unidos (41.857), China (996) e Emirados Árabes (791).

A cidade de Tietê, no interior de de São Paulo, lidera o ranking brasileiro, concedendo até 100% no IPTU, para áreas que protegem o meio ambiente de acordo com a lei municipal. A estância turística de Campos do Jordão vem logo atrás, com descontos de até 90%.

“Nas cidades do interior existe maior possibilidade de implantação de práticas sustentáveis, em razão dos terrenos serem maiores. Porém, observamos que nas cidades mais populosas existe pouquíssimo espaço para novos parques, praças ou jardins. Por isso, é necessário crescer a área verde para cima, acompanhando a tendência das construções. Os jardins verticais já são uma realidade e vieram para ficar”, explica o Dr. Rodrigo karpat, advogado especialista em direito imobiliário e condominial.

Existem diversas ações que o síndico em conjunto com os moradores pode colocar em prática, explica Karpat.

“Reduzir a pressão da água, furar um poço artesiano, fazer o reuso da água da chuva, trocar a iluminação por led, instalar um jardim vertical e painéis solares ou a implementação pás eólicas são apenas algumas das infinitas possibilidades. Vale ressaltar que, para fazer qualquer mudança na fachada é necessária a concordância de 100% dos moradores. O síndico precisa focar no condomínio do futuro que, na verdade, já está ocorrendo no presente. Quem não se adequar, ficará para trás”, finaliza.

 

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet