O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Uso das edificações

Cartilhas de entidade explicam sobre instalações e acessibilidade em prédios

terça-feira, 13 de junho de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Cartilhas do IBAPE/SP tratam do uso correto de instalações e sobre acessibilidade em edifícios residenciais

Desde 2012, o Instituto desenvolve cartilhas informativas para auxiliar síndicos e gestores condominiais a manterem segurança e qualidade das edificações

Contribuir para conscientizar a sociedade e profissionais sobre a importância da correta utilização das instalações em edifícios é um dos objetivos do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo).

Para tanto, desde 2012, o Instituto desenvolve e publica gratuitamente cartilhas com conteúdo didático a respeito de diversas questões relacionadas à Inspeção Predial. Neste mês, foram lançados dois materiais desenvolvidos com patrocínio do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo): a Cartilha de Elementos Complementares e a Cartilha de Acessibilidade.

A Cartilha de Elementos Complementares aborda itens como: Estação Rádio Base (ERB); Energia Solar; Aquecimento Solar de Água; Energia Fotovoltaica; Reuso e Aproveitamento de Água; Coleta Seletiva de Lixo; Paisagismo; Guarda-Corpo; Varandas.

O material tem como objetivo fornecer informações técnicas sobre os novos elementos constituintes dos edifícios, sobre sua utilização que, em alguns casos, após certo investimento, acarreta em economia para os condôminos, caso do aquecimento solar e do reaproveitamento de água pluvial.

Outros elementos analisados foram aqueles que geram renda extra para os edifícios e condomínios, como é o caso de locação das lajes para antenas de telefonia celular e venda de lixo reciclado.

Já a Cartilha de Acessibilidade está em sua segunda edição, em decorrência da revisão da norma NBR 9050/2015. O material tem o intuito de facilitar a compreensão da referida norma e a aplicação da mesma no cotidiano, facilitando a locomoção e uso de áreas comuns de edifícios residenciais por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida com segurança e autonomia.

“De maneira geral, as cartilhas produzidas pelo IBAPE/SP têm como principal intuito auxiliar síndicos e gestores condominiais a manterem a segurança e a qualidade das edificações, abordando diversos aspectos da inspeção predial de forma clara e objetiva. É uma das contribuições que o Instituto busca apresentar à sociedade, a disseminação de informações importantes para o bem-estar de todos”, afirma a diretora de Relações Institucionais do IBAPE/SP, engenheira civil Rejane Saute Berezovsky.

Além das duas cartilhas lançadas neste mês, o Instituto também já produziu materiais informativos sobre os seguintes assuntos: ”Inspeção predial: A saúde dos edifícios”; “Equipamentos e Espaços de Lazer”; “Mecanização”; “Valoração de Áreas Ambientais”; “Prevenção e combate a Incêndio”. As cartilhas estão disponíveis para acesso e download gratuitos no site www.ibape-sp.org.br.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet