O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Papel dos condomínios

Empreendimentos realmente oferecem mais segurança?

sexta-feira, 11 de agosto de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Condomínios fechados aumentam a violência, não protegem famílias

É inegável que a violência urbana tem crescido em várias cidades brasileiras. E esse dado, sem dúvida, tem relação direta com o aumento de grades e cercas ao redor de casas, edifícios e bairros inteiros. A sensação de insegurança talvez seja a principal causa do isolamento social e isso se reflete no crescente desejo de se viver em bairros fechados e, teoricamente, seguros.

A discussão em torno da legislação que permite ou proíbe a criação de condomínios é complexa. Afinal, esse tipo de empreendimento tem impacto direto no desenvolvimento das cidades brasileiras. Podendo até piorar o problema da insegurança urbana.

Um exemplo disso é a Estrada do Sol, uma rua de mão dupla que fica a poucos quilômetros de distância do Eixo Monumental de Brasília. A via possui aproximadamente oito quilômetros de comprimento e dá acesso a diversos condomínios fechados. O que mais chama atenção na pista é o fato de ela ser ladeada por quilômetros de muros cegos. Não há janelas, portas ou comércios voltados para a rua.

Esse modelo de urbanismo está se tornando comum em grande parte dos condomínios fechados do Distrito Federal. Mas o novo Plano Diretor de São Paulo é contra esse tipo de construção. Pois ela está ligada diretamente à ausência de vitalidade nas ruas ao seu redor, gerando insegurança em áreas próximas a esses bairros residenciais e para a cidade como um todo.

O documento paulista prevê uma “Fachada Ativa”, para evitar precisamente o que acontece nessas áreas. O Plano avalia que uma via com acesso público e usos diversificados pode gerar mais segurança para quem passa por ali. Movimentação de carros e gente promove o contato visual das casas, edifícios e comércios com o espaço público, estimulando a circulação de pessoas durante vários horários do dia e criando o que alguns especialistas chamam de “vigilância natural”.

Locais que aparentam ser seguros também incentivam a circulação de pessoas, o que por sua vez reforça a sensação de proteção, criando um círculo virtuoso."

Seria justificável que a eventual segurança, tão desejada pelos moradores de condomínios fechados, gere mais violência para o resto da cidade? Por que não pensar no correto desenho urbano como parte da solução para se ter uma vida urbana mais democrática e segura?

Paulo Mendes da Rocha dizia que as cidades nascem da vontade dos homens de estarem juntos. Portanto é importante lembrar que a ideia de sua construção como um lugar de intercâmbio. O “laboratório do homem”, segundo o arquiteto, corre risco de ser destruído pela proliferação de bairros privados e condomínios fechados.

Acima de tudo a construção da cidade pode ser vista, não só como uma consequência inevitável da violência urbana gerada por uma sociedade desigual e injusta, mas como uma ferramenta possível e poderosa para a transformação dessa mesma sociedade para melhor.

*Matheus Seco é arquiteto, sócio do escritório BLOCO Arquitetos e ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Iab-DF (2014-2016)

 

 

Fonte: http://www.metropoles.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet