O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Mortes em condomínio

Vazamento de aquecedor a gás mata família

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Família encontrada morta no ABC havia passado mal e passarinho morreu semanas antes, diz delegado

Suspeita é a de que tenham morrido de asfixia por inalação de gás. Síndico disse que pediu há 10 anos para família instalar tubulação de exaustão para o aquecedor, mas disseram que não precisaria porque manteriam sempre a janela aberta

O delegado do 1º Distrito Policial de Santo André, Roberto von Haydin, que investiga o caso da família encontrada morta em apartamento na cidade do ABC paulista neste domingo (13) afirmou que um irmão relatou que os pais e as duas crianças já haviam passado mal e um passarinho morreu poucas semanas antes. A suspeita é a de que tenham morrido de asfixia por inalação de gás.

O aquecedor a gás do apartamento estava sem chaminé e as janelas estavam todas fechadas. A perícia foi ao local e não havia sinais de arrombamento ou violência. "99% de certeza que foi envenenamento por monóxido de carbono. O aquecedor a gás está sem a chaminé. Agora, vamos investigar quem tirou a chaminé do exaustor", disse o delegado.

"Pouco antes de viajar, todos passaram mal, o passarinho morreu e eles foram socorridos, mas o médico não detectou que teria sido envenenamento por monóxido de carbono, liberou todo mundo, dizendo que podia ser uma sinusite, mas já foi um aviso pouco antes de eles viajarem", completou.

O vendedor Roberto Yasuhide Utima, 46 anos, Katia Rumi Sasaki Utima, 47 anos, Barbara Keiko Utima, 14 anos, e Enzo Sasaki Utima, 3 anos, voltaram de uma viagem da Disney, nos Estados Unidos, na sexta-feira. A suspeita é a de que as mortes tenham acontecido de sexta para sábado (13).

Ainda de acordo com Von Haydin, a mãe estava no box do banheiro, com o chuveiro ligado, o pai estava no sofá com a criança de 3 anos deitada sobre o peito, ainda coberta, como se estivesse dormindo, e a adolescente estava deitada na cama de cima de um beliche. Por volta das 15h30 deste domingo, os corpos ainda estavam no apartamento.

"A chaminé impedia o fechamento da janela e pode ter sido retirada quando a família foi viajar, segundo o delegado. O apartamento estava todo fechado e confinado. Quando ela [a mãe] foi tomar banho e ligou o aquecedor, porém com as janelas fechadas, o gás tomou o apartamento", disse.

O delegado também ouviu o síndico do prédio, que fica na rua Haddock Lobo, e ele relatou que havia advertido a família há dez anos para colocar uma tubulação de exaustão do aquecedor.

"Mas eles disseram ao síndico que a janela ficaria sempre aberta e que, por tal motivo, não haveria necessidade da tubulação, mas infelizmente como eles viajaram, o apartamento ficou confinado, não havia ventilação. Se houvesse saída do duto do exaustou, a janela nem fechada poderia ser porque o tubo fica na frente da fresta, como não havia esse duto de saída, a janela foi fechada e houve confinamento do oxigênio no interior do apartamento", disse.

Medição feita pela perícia indiciou que havia mais monóxido de carbono do que o tolerável no apartamento. "É um alerta para quem possui aquecedor a gás. Cuidar muito bem da exaustão. Um erro como ocorreu, pode ser fatal. Garantir a exaustão, manter sempre as janelas abertas", disse o delegado.

Guarulhos

Outro caso de família morta por suspeita de asfixia ocorreu em Guarulhos, na Grande São Paulo, no último dia 9. Laudos da perícia devem apontar se os pais e o filho morreram depois de acender uma churrasqueira dentro do quarto, por causa do frio.

O homem foi identificado como Uildes Lima Moreira, de 27 anos. A criança é Brenno Pinheiro Moreira. Já o corpo da mulher está sem identificação, e as digitais foram recolhidas. Em um caderno escolar da criança encontrado na casa, o nome da mãe consta como Gilmara Pinheiro de Jesus.

Pai, mãe e o filho de dois anos foram encontrados sem sinais de violência depois que vizinhos notaram que os três não saíam de casa. O homem estava deitado na cama com a criança, e a mulher estava deitada no chão, ao lado.

Dicas para uso de instalações a gás

A Associação Brasileira de Aquecimento a Gás (Abagás) elaborou dicas para uso adequado de instalações a gás:

  • É fundamental que a instalação e a manutenção de equipamentos que utilizam gás combustível (e as respectivas redes de alimentação) sejam feitas por um profissional capacitado e de acordo com os requisitos de segurança descritos nas normas brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como com o regulamento de instalação predial das concessionárias, instruções técnicas do corpo de bombeiros e as orientações dos fabricantes.
  • O local de instalação do equipamento deve atender aos requisitos de volume mínimo e ter aberturas de ventilação permanente adequados ao tipo de equipamento e sua potência, de acordo com a norma.
  • Aparelhos projetados para utilizar um duto de exaustão (chaminé) devem ter este corretamente instalado e em bom estado de conservação, para garantir a correta condução dos produtos da combustão para o exterior da edificação.
  • As aberturas de ventilação permanente requeridas de acordo com o tipo de aparelho servem para assegurar a renovação de ar do ambiente, tanto para o desempenho do aparelho quanto para a segurança de sua operação.
  • Todo aparelho que produz uma "queima", de qualquer tipo de combustível, necessita de oxigênio para a combustão e produz uma certa quantidade de gases queimados. De acordo com o tipo e potência do aparelho, esta necessidade de oxigênio demanda aberturas de ventilação, e pode ser necessário um duto de exaustão para conduzir os produtos da combustão para fora do ambiente. Se um aparelho tem uma gola de exaustão para fixação, ou seja, se em seu manual do usuário consta a necessidade de utilizar um duto, é vital para a segurança que este duto esteja instalado e em boas condições.
  • A exaustão e aberturas de ventilação adequadas contribuem para evitar a concentração de produtos da combustão como o monóxido de carbono, que é altamente tóxico e inodoro, e que, dependendo da concentração e tempo de exposição, pode levar a consequências graves para a saúde, inclusive à morte.

Requisitos de segurança

  • Todo aparelho a gás deve estar em um ambiente adequado de instalação de acordo com seu tipo e potência, para garantir o bom funcionamento e com segurança, bem como provido de todos os acessórios necessários: por exemplo, dutos de exaustão, reguladores de pressão, registros de fechamento etc;
  • As válvulas de fechamento do gás combustível devem estar corretamente instaladas e com fácil acesso;
  • Tubos flexíveis de alimentação de gás e dutos de exaustão devem estar bem conservados e sem fissuras;
  • Instalações e manutenções de equipamentos a gás natural encanado requerem profissionais qualificados para sua execução;
  • Reformas podem danificar as tubulações e modificar as características, por exemplo, das aberturas de ventilação permanente necessárias ou provocar danos ao duto de exaustão. Por isso, é importante contar com um profissional qualificado para verificar o posicionamento da tubulação de gás, para que no uso de ferramentas, como furadeiras, por exemplo, não sejam causados danos ao tubo e, eventuais, vazamentos de gás;
  • É altamente recomendável a contratação de um profissional qualificado para inspeção e vistoria periódica dos aparelhos a gás e de suas instalações.

Cuidados em caso de vazamento

Caso haja suspeita de vazamento ou mau funcionamento dos equipamentos a gás, como cheiro forte, ruído excessivo e diferente, náusea ou mal-estar súbito com o aparelho ligado, siga as instruções abaixo:

  • Não acender luzes ou acionar equipamentos elétricos;
  • Não utilizar fósforos ou isqueiros;
  • Ventilar o local com a abertura de janelas e portas;
  • Fechar as válvulas de bloqueio dos equipamentos;
  • Sair do ambiente;
  • Comunicar imediatamente a ocorrência para o número de emergência da concessionária que fornece o gás natural encanado ou o Corpo de Bombeiros.

Tipos de gases

  • O gás combustível pode ser dos tipos GN (Gás Natural) ou GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou seja, gás natural encanado ou de botijão. Esses gases são os que alimentam o aparelho para produzir a chama, têm cheiro característico e, por sua natureza, são inflamáveis. Por isso, o risco de vazamento e acúmulo de gás combustível está associado ao perigo de incêndio e/ou explosão.
  • Já os produtos da combustão são gases resultantes da queima (não só de gás combustível, mas de lenha, carvão, qualquer tipo de chama). Um dos componentes dos produtos da combustão é o monóxido de carbono, um gás que não tem cheiro e que é tóxico: se houver acúmulo no ambiente (seja por problemas com o duto de exaustão quando há, ou com as aberturas de ventilação permanentes) existe risco de asifixia/envenenamento.

Fonte: https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet