O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Corte de gastos

Diversas medidas podem ajudar na otimização de custos dos condomínios

segunda-feira, 13 de novembro de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Otimizando os custos

Cortar os gastos é necessidade de muitas famílias, assim como dos condomínios. O síndico, neste caso, tem a missão de orientar, incentivar e apoiar os moradores.

“Para começar, é preciso um diálogo que faça com que ninguém reclame do bolso no futuro. A interação dos moradores e síndico é fundamental para essa melhora e otimização”, explica Luís Eduardo Barros, economista e consultor.

Ele conta que é essencial analisar o corte de gastos, como mão de obra, energia, água e outros materiais de consumo.

“Reduzir algumas contas, que, com facilidade, podem ser evitadas, melhora e facilita a boa economia do condomínio e do próprio morador, que aprende a administrar os custos de casa”, diz.

Ele ainda destaca a importância de trocar as lâmpadas tradicionais por led.

“Os empreendimentos não são entregues com lâmpadas leds. O impressionante é que ela garante 50% de economia a mais que a incandescente tradicional. A redução na conta do final do mês pode garantir um investimento recuperado”.

Já Paulo Sanford Feitosa, síndico, economista e especialista em finanças, aponta a importância da água de reaproveitamento.

“Atualmente, é possível ter economia com a água de reuso. Aquela água da chuva, que provavelmente seria descartada, pode ser tratada e reutilizada. Só é preciso ter captação e lençol freático”, explica.

Ele lembra o uso racional de água, como não passar muito tempo no chuveiro, não limpar a calçada com a torneira e não deixar a torneira aberta enquanto lava as mãos ou louças.

Quanto à mão de obra, ele pontua que, em assembleia dos condôminos, é possível oferecer uma opção de enquadramento para o condomínio.

“Por exemplo, às vezes, a quantidade de funcionários não condiz com o tamanho do empreendimento. O ideal seria pagar pelo número exato de trabalhadores de acordo com o serviço, o que economiza bastante”.

Além disto, os contratos dos serviços de elevadores e jardinagem podem ser analisados para adequá-los com a necessidade dos condôminos.

Fonte: https://mobile.opovo.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet