O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Obrigações

IPTU

Aumento do valor revolta moradores de condomínio

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Aumento no valor do IPTU de Araraquara deixa moradores indignados

Quase 70 mil contribuintes vão pagar mais pelo imposto este ano.

Quase 70 mil contribuintes de Araraquara (SP) irão pagar mais pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) este ano. Os carnês começarão a ser distribuídos na segunda quinzena de janeiro, mas o novo valor já pode ser consultado no site da prefeitura.

De acordo com a prefeitura, a diferença de valores no IPTU deste ano é por conta da atualização da planta genérica do município, que não era feita desde 2006.

O secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simeoni, explicou que foi feito um mapeamento de toda a cidade sobre os novos valores de mercado, que serviram para a base do novo cálculo do IPTU.

"Tem regiões que valorizaram mais, que valorizaram menos e regiões que, inclusive, nem tiveram valorização. Então, o que compõe o valor do imposto é essa valorização pelo valor de mercado, aplicado a alíquota do IPTU”, disse.

Indignação

Indignados, os moradores reclamam dos reajustes. O aposentado Osório Alves contou que em 2017 pagou cerca de R$ 700 de IPTU e este ano valor passou de R$ 1 mil.

"Aumenta IPTU, aumenta a gasolina, aumenta tudo, todo o custo de vida. E o salário nada, então vai ser difícil para a classe baixa”, desabafou.

Síndico de um prédio com 272 apartamentos na Vila Xavier, Hamilton, Inocencio de Morais disse que no condomínio o valor subiu 10,5% em relação ao valor de 2017. Para ele, a cobrança é injusta.

“Abrimos vários protocolos na prefeitura pedindo uma atenção e eles demoram demais para fazer. No ano passado, fizeram uma vez uma manutenção na rua, então ficou em torno de seis meses para fazer apenas um reparo”, afirmou.

Sobre a demora para resolver o problema perto do condomínio, a prefeitura informou que tapou mais 75 mil buracos em 2017 e recuperou 260 veículos usados para reparos, limpeza e podas de árvores pela cidade.

Carnês

Os carnês do IPTU começarão a ser distribuídos na segunda quinzena de janeiro, mas quem quiser se adiantar pode imprimir o boleto pelo site da prefeitura, que pode ser pago com desconto.

Segundo o secretário, quem pagar em cota única até o dia 14 de fevereiro tem desconto de 8%. Já para quem pagar até 12 de março o desconto será de 4%.

Fonte: https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet