O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Questões condominiais

Veja as respostas de dúvidas comuns sobre condomínios

terça-feira, 23 de janeiro de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Chama o Síndico

Kelsor Fernandes é presidente do Secovi-Ba, entidade que representa os condomínios

De quem é a responsabilidade de resolver problemas entre vizinhos, tipo famílias que brigam muito e fazem zoada, brigas de casal... Até que ponto é obrigação do condomínio intervir? (Daniela Coelho, pesquisadora)

Não é papel do síndico intervir em brigas pessoais de vizinhos, apesar de ele ser o representante legal do condomínio. O síndico não é autoridade em segurança.  Quanto a barulho em excesso, o síndico deve notificar o condômino e, se persistir o incômodo, aplicar as penalidades previstas na convenção ou regulamento interno e, em última instância, recorrer ao Judiciário.

No demonstrativo mensal, pode constar os apartamentos que ainda estão com pagamento em aberto? (Angela Teles, psicóloga)

É dever do condomínio informar aos condôminos detalhes da administração que vem sendo realizada. A afixação do balancete, com referência ao número dos apartamentos inadimplentes, sem indicação dos nomes dos respectivos condôminos, não configura dano.

Se existe uma  infiltração no meu teto, devo entrar em contato com o condomínio, o corretor que administra o imóvel, o dono do imóvel ou com o morador do apartamento que fica em cima do meu? De quem é a responsabilidade? (Yuri Costa, oceanógrafo)

Com a ajuda do condomínio, o primeiro passo deve ser notificar o morador de cima para que  tente identificar de onde parte o vazamento, que tanto pode ser responsabilidade do condomínio (se o vazamento é na rede geral do prédio) ou do proprietário do imóvel, independentemente de o mesmo ser administrado por um corretor ou administradora de imóveis.

Dá pra expulsar morador que causa transtornos generalizados? (Edgard Neto, servidor público)

A questão não é simples, ainda não existe lei prevendo expressamente ação do condomínio contra condômino ou locatário para expulsá-los do prédio. 

Quando se está no último mês do aluguel (aquele da fiança) quem paga o condomínio referente a esse mês? (Maíra Alves, servidora pública)

Se a fiança foi em garantia somente dos aluguéis e não incluem os acessórios da locação, o condomínio do ultimo mês deve ser pago pelo locatário.

Condomínio pode proibir a criação de animais domésticos? (Daniela Pinto, estudante)

Não. Nenhum condomínio pode proibir a permanência de animais no interior de apartamentos, pois estaria violando o direito de propriedade, que é permitido pela nossa Constituição Federal em seu artigo 5º, XXII.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet