O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Consumo de água

Saiba como reduzir o valor da conta em seu condomínio

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Condomínio reduz consumo de água em 66%; veja como

Conheça dicas para reduzir o valor da fatura e economizar os recursos do condomínio

O consumo mensal de água é uma das principais pedras no sapato de qualquer condomínio, sobretudo em edifícios mais antigos, onde a cota é compartilhada entre os moradores.

Especialistas estimam que vazamentos e outros problemas na rede hidráulica, além do consumo irresponsável, podem aumentar a fatura de água em até 40%. O CORREIO separou algumas dicas para reduzir o desperdício e otimizar o consumo.

 Atualmente, a principal opção para solucionar o problema é a individualização de hidrômetros. A intervenção possibilita a determinação do consumo real de água de cada morador, evitando o desperdício e auxiliando no consumo consciente. 

Natanael Ferreira, que é síndico de um condomínio no  Cabula, vem estudando a individualização da água há algum tempo por solicitação dos próprios condôminos. 

No entanto, o fato da mudança impactar inicialmente num reajuste das contas para comportar a obra tem feito com que os moradores adiem um pouco esse desejo.

“O principal problema da cota compartilhada é que um morador que vive sozinho, trabalha durante o dia todo e tem um consumo mínimo, acaba pagando o mesmo preço que uma família de cinco pessoas que gasta muito mais água”, explica, acrescentando que chegou a realizar alguns orçamentos.

“Eventualmente faremos, mas é preciso ter recurso em caixa para um investimento desse porte”. 

"O principal problema da cota compartilhada é que um morador que vive sozinho, trabalha durante o dia todo e tem um consumo mínimo, acaba pagando o mesmo preço que uma família de cinco pessoas que gasta muito mais água", afirma Natanael Ferreira.

Economia Alternativa

O serviço de individualização de hidrômetros gera economia, mas para implementá-lo requer um investimento que nem todos podem estar dispostos a pagar.

Uma alternativa para reduzir os custos antes de uma intervenção mais cara é fazer uma reserva financeira economizando com a atual estrutura. 

O diretor da TRC Sustentável, empresa especializada na consultoria para redução de consumo de água, Vanderlei Amorim já conseguiu reduzir em 66% o gasto da água de alguns clientes através do Projeto de Gestão de Água (PGA). “O primeiro passo é analisar a fatura de água para verificar se há um consumo fora do normal.

Em seguida, realizamos uma vistoria completa para identificar vazamentos ou problemas no prédio. E só depois desse diagnóstico é que partimos para a ação”, explica. 

O uso de restritores de vazão e controladores de pressão, segundo Vanderlei, acaba com os famosos “ladrões de água”, facilitando com que o consumo chegue no nível ideal. “Conseguimos reduzir a conta de um condomínio de R$ 30 mil para R$ 10,7 mil.

A economia feita durante um ano pode gerar o recurso necessário para custear a obra de individualização dos hidrômetros, sem necessidade de aumento para os moradores”.

Alternativas para economizar

Vazamentos: problemas na rede hidráulica e consumo irresponsável aumentam a fatura de água em até 40%

Instalação de hidrômetros: possibilita determinar o consumo de cada morador, evitando o desperdício e auxiliando no consumo consciente

Uso de restritores de vazão e controladores de pressão: acabam com os “ladrões de água”, fazendo  com que o consumo chegue no nível ideal

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet