O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Gás natural

Sistema promete economia para condomínios

segunda-feira, 2 de abril de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Sistema com gás natural promete economia de energia para condomínios e comércio

Tecnologia usada em plataformas de petróleo é uma parceria entre Sulgás e Luming

Clientes residenciais e comerciais terão agora acesso também a um sistema de cogeração a partir de gás natural, até então disponível apenas para grandes empreendimentos. O projeto é uma parceria da Sulgás com a Luming Inteligência Energética.

Com tecnologia de plataformas de petróleo, o equipamento usa o calor para produzir deixa a água quente ou gelada e produzir vapor. Ao mesmo tempo, gera também eletricidade. Segundo a Sulgás, serve para reduzir o consumo de energia elétrica. 

O sistema de cogeração com microturbinas Capstone custa de US$ 120 mil a US$ 150 mil. Depende do caso e do tipo de negociação com o cliente. 

Dois clientes da Sulgás já estão usando o sistema. São eles Condomínio Ibirapuera e Motel Audace. Como já utilizavam o gás natural da companhia para cocção e aquecimento de água, a instalação dos equipamentos foi mais fácil. 

Gerente da Luming, Wolf Rowell explica que a grande vantagem é o aproveitamento de calor. Nesta tecnologia, até 90% do potencial energético do gás natural é aproveitado, convertendo em torno de 30% em eletricidade e 60% em processos para aquecer ou esfriar. 

— A economia com energia elétrica tem sido em média de 40% a 60% - garante o engenheiro. 

O sistema pode ser implantado tanto em construções na planta quanto em empreendimentos já existentes. No caso de condomínios residenciais, a recomendação, considerando o retorno econômico, é que tenha um consumo mínimo de 20 mil quilowatt-hora por mês. Para se ter uma ideia, equivale a um condomínio de, no mínimo, 50 unidades com água central e piscina. 

Motel Audace 

Proprietário do Motel Audace, o empresário Saulo Borella espera reduzir em pelo menos 15% o custo atual com energia. Também quer otimizar o aquecimento de água, grande gargalo do negócio. Sistema será usado para aquecer a água de 93 chuveiros, 26 banheiras de hidromassagem e dois SPAs. 

— A energia consome 10% do nosso orçamento. 

Condomínio Parque Ibirapuera 

Condôminos queriam aquecer a piscina principal. Atualmente, a taxa do condomínio já tem 15% de impacto da iluminação de áreas comuns, elevadores, sistemas de bombeamento e filtragem de piscinas. O síndico Anderson Belea diz que outros sistemas pesquisados exigiam diversas adaptações na estrutura do condomínio. 

— Não atenderá as unidades autônomas inicialmente, mas a projeção é reduzir a conta de luz para a taxa mínima.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet