O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Uso racional da água

Medição individualizada é benefício para condomínio

segunda-feira, 11 de junho de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Medição individualizada de água traz economia para condomínios

Além de tornar pagamento mais justo ao morador, existem sistemas de monitoramento Wifi com APP Android

A medição individualizada de água virou lei. A nova regra de sustentabilidade ambiental vale apenas para residentes em condomínios novos, conforme a Lei Federal 13.312 sancionada em 12 de julho de 2016, e entra em vigor em 2021.

Na maioria dos condomínios o consumo de água é coletivo e representa cerca de 15% dos gastos, segundo pesquisa no site Valor Econômico. O pagamento deste custo acaba sendo rateado entre todos os moradores, tornando impossível saber quem gastou mais e quem economizou no final do mês.

Conhecer seu próprio consumo e pagar sua conta individualmente é fundamental para quem busca evitar desperdícios de água. A medição pode ser feita manualmente com a entrada de um leiturista no condomínio, ou utilizando recursos tecnológicos já existentes no mercado como o sistema de Medição Individualizada Wifi.

Esta nova tecnologia permite a leitura em tempo real do hidrômetro de forma 100% automática, e o morador vê seus dados de consumo pelo computador ou APP mobile de maneira fácil e segura.

A Medição Individualizada Wifi traz mais praticidade inclusive ao administrador do condomínio, pois o sistema cria gráficos e relatórios do uso, e sempre que houver consumo excessivo em algum dos apartamentos ou ainda nível baixo no reservatório de água, o sistema Wifi envia alertas no celular do administrador, possibilitando a solução do problema antes que falte água para os moradores.

Quem mora em condomínio garante que a mudança vem para melhorar.

"Gostei muito do sistema Wifi, porque além do pagamento ser mais justo, sei o quanto estou gastando, ou se existe algum vazamento no apartamento pelo meu computador," comenta Davi Nunes, morador de um condomínio em Recife.

De acordo com o diretor superintendente da APSA, Leonardo Schneider, a Medição Individualizada pode chegar a uma economia de 30 a 60% no condomínio, e em muitos casos o investimento é pago em dois ou três meses por causa da redução na conta de água.

Fonte: www.terra.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet