O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Construção impedida

Para preservar vista, justiça do ES proíbe novo prédio

terça-feira, 14 de agosto de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Justiça impede construção de prédio para preservar vista da Baía de Vitória

Decisão determina que empreendimento seja analisado com base no Plano Diretor Urbano de 2006. A lei municipal protege o visual de monumentos como o Convento da Penha.

Uma decisão da Justiça Federal no Espírito Santo impede que um condomínio seja construído na Enseada do Suá, em Vitória. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF-ES), o local onde seria erguido o condomínio Water Front, com 730 apartamentos, deve ser preservado para garantir o visual da Baía de Vitória.

A decisão determinou que o projeto seja analisado com base no Plano Diretor Urbano (PDU) de 2006, que classifica a área como Zona de Equipamentos Especiais (ZEE), onde não é permitido o uso residencial. Nessas áreas, deve haver a preservação das áreas de interesse histórico-ambiental e paisagístico.

Ainda de acordo com o PDU, a Enseada do Suá é considerada Área de Especial Intervenção Urbana, e, por isso, deve ser garantido o visual da Baía de Vitória, em especial do Convento, da Prainha de Vila Velha e do Morro do Moreno.

Histórico

Inicialmente, o empreendimento teria seis torres residenciais, sendo duas com 28 pavimentos e quatro com 30 pavimentos, totalizando 730 apartamentos e 1991 vagas de estacionamento.

Em 2006, os empresários sustentavam que o novo empreendimento deveria ser analisado com base no Plano Diretor Urbano antigo, de 1994.

A orientação chegou a ser aprovada à época pelo Conselho Municipal do PDU (CMPDU), mas a decisão foi questionada pelo Ministério Público Estadual, em maio de 2009, quando foi ajuizada uma ação civil pública.

O MP defendia que o empreendimento deveria ser analisado de acordo com o PDU vigente à época da análise, o de 2006. O pedido foi confirmado agora pela Justiça Federal.

Fonte: g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet