O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Viviane Basqueira D´Annibale - Pergunte à especialista

Problemas com encomendas no condomínio

Especialista também responde sobre aluguel por temporada e acordos extrajudiciais

27/08/18 11:37 - Atualizado há 5 anos
WhatsApp
LinkedIn
Especialista também responde sobre aluguel por temporada e acordos extrajudiciais

Uma vez por mês, a advogada Viviane Basqueira D´Annibale tira as dúvidas dos leitores do SíndicoNet sobre vida em condomínio.

A profissional atua há 18 anos na área de condomínios e é uma grande especialista no assunto.

Mande você também a sua pergunta, no fim da página!

Encomendas recusadas pela portaria

Pergunta 1, de Mara Martins

Tenho um apartamentoo que está alugado. O locador veio reclamar que o síndico está avisando os porteiros a recusar as encomendas que chegam pelo correio, alegando que não há espaço. Isso é correto? O que pode ser feito?

RESPOSTA DA ESPECIALISTA

Se a portaria não oferece condições de armazenamento a decisão do síndico está correta, pois qualquer avaria nas encomendas vai gerar o dever do condomínio de indenizar os condôminos prejudicados.

Isto vai acabar gerando um rateio extraordinário que no final vai acabar refletindo no seu bolso também.

Contudo, o mais adequado é que estas decisões sejam tomadas em assembleia para que todos possam tomar conhecimento do problema, opinar e juntos encontrar uma solução.

Aluguel por temporada no condomínio

Pergunta 2, de Fernando Miterhof

O condominio em AGE resolveu que as unidades podem emprestar o imóvel para parentes de primeiro e segundo grau. No caso de aluguel por temporada, exigem um pagamento de taxa adicional. Essas me parecem decisões ilegais. Deve ferir, no mínimo, o direito de propriedade. Como agir?

RESPOSTA DA ESPECIALISTA

De fato este assunto é polêmico e geralmente causa tumulto nos condomínios. Não sei se entendi bem, mas o condomínio está cobrando uma taxa adicional dos condôminos que alugam suas unidades por temporada? Se for isto, aparentemente não parece correto.

No entanto antes de afirmar que é incorreto é preciso analisar como ficou deliberado o assunto em assembleia. Se você ainda ficou com dúvidas - e se esta dúvida é de outros condôminos veja a possibilidade de reunir 1/4 destes condôminos. Com este quórum vc consegue marcar uma assembleia para esclarecimentos.

Acordos extrajudiciais

Pergunta 3, de Débora Ambrosini

Para acordos extrajudiciais, em parcelamentos de mais de 12 meses, qual a taxa de correção monetária que pode ser aplicada?

RESPOSTA DA ESPECIALISTA

Os encargos legais estão previstos na convenção condominial e os critérios ali descritos é que devem ser obedecidos.

* Viviane Basqueira D´Annibale é advogada especializada em Direito Civil, e especialista em direito condominial e sócia do escritório Soares Ribeiro Sociedade de Advogados.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet