O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Obra em condomínio

Crianças em escola passam mal devido a odor de asfalto

segunda-feira, 10 de setembro de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Obra em condomínio intoxica crianças em escola particular

Ao menos 40 crianças da Curumim tiveram reações alérgicas e náusea por causa de massa asfáltica

Um grupo de cerca de 40 crianças que estudam na escola de ensino infantil e fundamental Curumim, no bairro Mansões Santo Antonio, em Campinas, foram intoxicadas por um cheiro forte de massa asfáltica vinda de um prédio em construção ao lado da unidade. Segundo a escola, as crianças tiveram reações alérgicas, náuseas e tontura. Quatro delas tiveram sintomas mais graves e foram hospitalizadas. 

Por causa da situação, a Curumim chegou a mandar uma carta aos pais informando do problema. Segundo a carta, a escola procurou o engenheiro responsável pela obra do prédio residencial Reservatto, da Direcional Engenharia, de Minas Gerais, mas nada foi feito. 

O pedido era que o trabalho fosse feito em horário que não prejudicasse as crianças, como aos fins de semana. No entanto, a empresa respondeu à escola que não era possível pois há contratos de prestação de serviços firmados com antecedência. Além disso, a empresa informou que a Defesa Civil vistoriou a obra três vezes e que não havia irregularidades. 

"Estamos há nove dias com o cheiro forte. Tivemos casos graves, crianças que apresentaram atestado médico devido ao problema. Estamos preocupados", disse a diretora da escola, Glaucia de Melo Ferreira.

  CRISE ASMÁTICA

A mãe de umas crianças que ficou doente, Germana Fernandes Barata, de 43 anos, contou que o filho teve uma crise asmática por conta do cheiro forte da massa asfáltica.

"O David, de sete anos, fazia dois anos que não tinha crise de asma. Ele está sob controle, mas não foi para a escola nesta quinta-feira. Ele o irmão, de 11 anos, reclamaram bastante que a garganta estava doendo. Achei que era por causa do frio, mas não era. Isso aconteceu com vários pais, achamos que era doença respiratória do frio. Mas é um processo mais sério, não era individual e não era coincidência", disse ela. Outras crianças também tiveram crises de asma na última semana.  

A massa asfáltica é um resíduo derivado do refino de petróleo, misturado a outras substâncias. Há estudos que ligam o manuseio contínuo do asfalto com a incidência de câncer em trabalhadores. No caso da Curumim, o problema foi causado pelos vapores emitidos pelo asfalto, que irritam principalmente os olhos e o sistema respiratório. 

A escola informou também que procurou a Defesa Civil, Vigilância Sanitária e a Secretaria de Meio Ambiente para comunicar o problema, mas que nenhuma providência foi tomada. Em nota oficial, a Vigilância em Saúde disse que "foi notificada esta semana e vai fazer uma visita técnica ao local para apurar a denúncia e ver se procede para adotar as devidas providências". 

OUTRO LADO 

A Direcional Engenharia informou, também por meio de assessoria de imprensa, "que a obra em questão segue rigorosamente as legislações que regulamentam a construção civil e todos processos de segurança vigentes. A empresa lamenta o transtorno e afirma que a pavimentação da área na lateral da creche já foi concluída".

Fonte: www.acidadeon.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet