O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Ataque em condomínio

Macaco bugio que feriu criança não deve ser retirado da área

quarta-feira, 21 de novembro de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Macaco bugio não será retirado de reserva localizada ao lado de condomínio

A confusão envolvendo a presença de um macaco bugio em um condomínio localizado em Araucária continua: o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) determinou que o animal não seja capturado do local. O macaco, que vive em uma reserva ambiental situada ao lado do condomínio, invadiu uma residência na manhã da última quarta-feira (14) e atacou uma criança de um ano e dez meses.

A previsão era de que o animal fosse retirado do local na tarde desta segunda-feira (19), porém, o secretário do Meio Ambiente de Araucária, Vitor Emanuel, entrou em contato com o síndico do condomínio e afirmou que o IAP proibiu a retirada.

“O IAP não vai receber o animal e não autoriza nós, da Prefeitura de Araucária, a detê-lo. É para deixar o animal no seu habitat natural e não é mais para alimentar ele”, disse.

Além disso, a determinação seria de que o condomínio fosse multado, caso seus moradores alimentassem o macaco.

“É para o próprio condomínio tomar providências, aumentar a cerca”, completou, em contato com o síndico.

O síndico do local, porém, afirmou à reportagem da Rede Massa que o local não tem como tomar tais providências, e que a situação tem que ser resolvida pelos órgãos competentes.

A reportagem do Massa News procurou o IAP e, até o momento, não obteve retorno.

Prefeitura

Em nota publicada no site oficial, a Prefeitura de Araucária informou que "não tem atribuição legal para retirar animais de vida livre e, apesar disso, fez o possível para que a remoção segura do animal fosse realizada", porém o IAP não autorizou a ação.

"Segundo representante do IAP, a autorização não seria dada pois o bugio não deve ser retirado do bando ou aprisionado, animais de vida livre são de responsabilidade do IBAMA e que aquele local tornou-se habitat do bugio, já que foi alimentado pela população. Porém, segundo os levantamentos efetuados pela SMMA e relatos de moradores do condomínio, há apenas um animal frequentando o local há mais de quatro meses, o que indica que o bugio foi excluído de seu bando", relata a nota. 

Por fim, o comunicado afirma que "caso a SMMA retire o bugio sem a autorização do IAP, a Prefeitura pode ser multada por crime ambiental"

Fonte: https://massanews.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet