O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Fogo em condomínio

A orientação e o conhecimento são fundamentais para a sobrevivência em situações de risco

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

Situações de risco, principalmente com fogo, requerem calma e tomada de decisão rápida, aliada a treinamentos de brigada de emergência

Há poucos dias, acompanhamos diversas ocorrências de incêndios na capital paranaense.

Uma, inclusive, em um condomínio, em que só não resultou em uma tragédia maior devido à ação rápida do síndico e seu controle e orientação dos moradores para sobrevivência e evacuação de área.

Para o vice-presidente de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, ter uma equipe e colaboradores preparados para ocasiões de urgência e emergência não é apenas uma questão de obrigatoriedade, mas de responsabilidade como cidadãos para a segurança de todos.

“Todo condomínio, por imposição do Corpo de Bombeiros, precisa de uma Brigada de Incêndio, com todos os seus funcionários certificados, mas além disso, é muito importante também que o síndico e conselheiros também façam o curso e saibam como agir e orientar as pessoas em situações como essa”, ressalta.

Segundo Jarenko, todo morador e/ou condômino deveria estar apto para agir em situações de emergência, não apenas de fogo, mas de primeiros socorros, com medidas preventivas, entre outros conhecimentos específicos, porque nem sempre os funcionários que são da Brigada estão no condomínio.

“Para a segurança de todos é fundamental que se tenha várias pessoas com estes conhecimentos no condomínio”, completa.

O Secovi oferece, por meio da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), o curso de “Brigada de Emergência”, com carga horária de oito horas, realizado em um único dia e sem custo para os condomínios adimplentes. O treinamento é dividido em ‘Teoria e prática de primeiros socorros’, ‘Teoria de prevenção e combate ao incêndio’ e ‘Prática de combate ao incêndio’.

A gerente educacional da Unihab, Loureni Reis, explica que o curso oferecido é bem completo, foi desenvolvido tendo como base as exigências legais.

“Fizemos parceria com uma empresa para realização deste curso de ‘Brigada de Emergência’, para a realização da parte teórica e, principalmente, da prática. Oferecemos também um certificado que deve ser retirado na própria Unihab/Secovi por meio de apresentação de toda documentação”, explica.

Para os interessados no curso, é só entrar no site www.unihab.com.br e acessar a área Cursos e Eventos. Serão realizadas duas turmas ainda este ano, nos dias 29/11 e 06/12, porém já estão com as vagas preenchidas.

A nova turma será realizada em 2018. Para condomínios adimplentes o curso é gratuito.

Fonte: http://www.segs.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet