O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Obrigações

Cronograma da implantação do eSocial para condomínios

Vídeo-aula explica como condomínios devem se preparar para o envio das informações

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
WhatsApp
LinkedIn
Vídeo-aula explica como condomínios devem se preparar para o envio das informações

O eSocial começa, para valer, em dez de janeiro de 2019. Com ele, o envio das informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias do condomínio ficará unificado.

Como essa nova obrigação é uma quebra de paradigma enorme para síndicos e administradoras, devido às elevadas multas envolvidas, à complexidade do uso e ao prazo que se esgota em janeiro, liberamos um trecho de uma das vídeo-aulas do nosso novo curso sobre eSocial e Riscos Trabalhistas.

Na aula abaixo, Vicente Sevilha Junior, professor do curso e um dos maiores especialistas no assunto, explica o cronograma de como os condomínios devem aderir ao eSocial e a forma como isto precisa ser feito. 

Os condomínios devem se informar com sua administradora ou com seu próprio departamento pessoal sobre como está sendo aplicado o cronograma de implantação do eSocial do empreendimento, para evitar multas desnecessárias.

"Os condomínios e síndicos têm uma imagem de que a administradora, por cuidar da folha de pagamento, fará tudo o que o eSocial exige, mas nem sempre é assim. Meu receio é que os síndicos e condomínios confiem demais, e sejam surpreendidos por problemas", argumenta Sevilha.

Ele também recomenda que os condomínios recebam uma cartilha da sua administradora, com orientações sobre como deve ser o envio das informações do que ocorre dentro do empreendimento, já que muita coisa mudou com o eSocial.

"Registros não poderão mais ser feitos sem documentos, com data retroativa, ou de forma incompleta, por exemplo. E o mesmo vale para todos os outros atos da vida trabalhista do condomínio, ensina Sevilha.

Errata

Ao contrário do que informou essa matéria, no começo dessa semana, o eSocial passa a valer para os condomínios a partir do dia dez de janeiro, e de forma escalonada.  A coluna em azul refere-se aos condomínios.

prazo esocial

Isso aconteceu devido a uma alteração no calendário de implantação do eSocial no final de novembro - depois que o nosso vídeo foi gravado. Todas as demais informações seguem válidas, com exceção dos prazos, que foram mudados. 

Esperamos que o vídeo seja proveitoso para todos os síndicos e moradores de condomínio, e pedimos desculpa pela alteração de última hora.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet