O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Portaria inteligente

Tecnologia traz economia e segurança aos condomínios

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
WhatsApp
LinkedIn

Condomínios e prédios podem usar a tecnologia para melhorar sua segurança

Portaria Inteligente é uma alternativa que alia modernidade e economia para garantir condomínios e prédios mais seguros

Com o aumento dos índices de violências nas cidades, é cada vez maior a importância de se morar em ambientes protegidos. Uma solução que tem crescido muito no Brasil é o uso da portaria inteligente – um sistema inovador de segurança que dispensa a necessidade de um porteiro físico no local e o substitui por um gerenciamento à distância.

Neste caso, o acesso das pessoas ao prédio ou ao condomínio residencial passa a ser realizado por um funcionário que trabalha em uma central de uma empresa de segurança e monitora as entradas e as saídas através de um sistema de câmeras e interfones.

Mas como isso funciona? No caso dos moradores, cada um possui uma chave virtual anticlonagem para o portão da garagem e outra para o portão de pedestre, sendo que há também um botão de pânico silencioso para casos de emergência.

Já os visitantes e prestadores de serviços ao chegarem ao condomínio deverão se identificar através do interfone e o porteiro, que está na central de monitoramento, irá notificar o morador da sua presença, mesmo que ele não esteja em casa, para autorizar sua entrada ou não.

Também é possível identificar e cadastrar estas pessoas para que haja uma liberação prévia. No caso da entrega de encomendas e correspondências estas ficarão sob a responsabilidade do zelador ou então dos próprios moradores.

"Como o sistema da portaria inteligente é baseado no uso de câmeras de segurança, há ainda um monitoramento 24 horas por dia do acesso de pedestre e veículos e todas as imagens podem ser disponibilizadas, caso seja necessário", destaca Fábio da Silveira, especialista de segurança condominial de Fortaleza que estará em Teresina no dia 20 de fevereiro para ministrar palestra sobre o tema, a partir das 19h no auditório do Gran Hotel Arrey.

Outra vantagem é que sem a contratação direta de porteiros, além de aumentar a segurança, o sistema da Portaria Inteligente gera uma economia na taxa condominial que pode chegar até a 50%.

"Com a Portaria Inteligente, todos os custos com atendentes de portaria estão incluídos na contratação do serviço e também a manutenção dos motores dos portões e interfones, o que gera redução de gastos e economia para o condomínio", enfatiza o especialista em segurança.

Foram estas vantagens que levaram o síndico Marcos Vinícius a sugerir, em 2018, a troca dos porteiros pelo sistema de Portaria Inteligente para o condomínio de casas em que mora. Após sua instalação em outubro, os moradores das 16 casas do local conseguiram uma redução de quase 30% das despesas no valor do condomínio e o aumento na segurança.

"No início nem todos os moradores queriam a instalação do sistema, mas depois de um período de adaptação a maioria já concorda e vê o seu benefício para a nossa segurança e também para a redução dos custos", explica o síndico.

Já para quem mora em casas, apartamentos e tem pequenos comércios há também novas tecnologias para aumentar a segurança, é o caso do Family Care um sistema sem fio, de instalação rápida que detecta a tentativa de arrombamento, através do uso de câmeras e sensores de movimento e intrusão.

Outra vantagem é que ele também possui um sistema de interruptor inteligente que automatiza a iluminação da residência e simula, quando necessário, a presença de pessoas no ambiente.

“Cada vez mais é possível usar a tecnologia para aumentar nossa segurança seja em residências, prédios ou condomínios. O que é preciso é identificar a necessidade de cada local para garantir o máximo de segurança a um preço justo”, finaliza Fábio da Silveira.

Fonte: www.portalodia.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet