O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Perguntas e respostas

Especialista responde algumas dúvidas condominiais

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Por Kelsor Fernandes* 

Para que serve o Fundo de Reserva do condomínio? Quais são os procedimentos para implementá-lo?

O fundo de reserva tem por finalidade garantir o pagamento de despesas emergenciais ordinárias ou extraordinárias, não previstas no orçamento anual. Normalmente é previsto na Convenção, como também seu percentual de arrecadação, formas de uso pelo sindico etc.

Muitos moradores de condomínio costumam procurar os síndicos fora do expediente comercial. De noite madrugada ou de manhã cedo. Como estabelecer este horário e comunicar aos moradores?

Com exceção dos assuntos emergenciais em que seja necessária a sua presença, o síndico deve providenciar um livro para registro de queixas e observações e deixá-lo à disposição dos condôminos na portaria do prédio, afinal o síndico, salvo raríssimas exceções, tem outros afazeres.

Ao encerrar um contrato de aluguel imobiliário, que medidas devem ser tomadas pelo proprietário para garantir o recebimento do imóvel nas mesmas condições de quando foi entregue?

A melhor garantia é fazer um laudo de vistoria quando do início do contrato, assim não restarão dúvidas na hora do recebimento ao fim ou rescisão antecipada do mesmo.

O proprietário de um imóvel pode realizar as obras de reparo no apartamento, sem conhecimento do inquilino e antes da assinatura do distrato?

Claro que não. Sem autorização e principalmente sem o distrato, a posse é do locatário e o proprietário não tem o direito de fazer absolutamente nada dentro dele, sob pena de infração contratual grave.

O síndico pode usar o dinheiro do condomínio para fazer empréstimos ou para suas despesas pessoais?

De jeito nenhum. Este procedimento é apropriação indébita, passível das penalidades previstas em lei. Os valores arrecadados dos condôminos têm destinação específica e jamais devem ser usados para fim diverso.

(*) Kelsor Fernandes é presidente do Secovi-BA.

Fonte: www.correio24horas.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet