O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Estragos no DF

Chuva inundou garagem de condomínio até o teto

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Chuva vira carros em garagem de prédio após temporal no DF

Água inundou subsolo e chegou ao teto. Apenas no domingo, choveu 22% do volume esperado para abril

Após o temporal que atingiu o Distrito Federal no domingo (21), moradores de prédios na Asa Norte encontraram os carros revirados. A água da chuva invadiu o subsolo e alagou a garagem. Quando escoou, deixou prejuízos para os proprietários.

Um dos condomínios mais atingidos fica na quadra 402. A lama alcançou o sistema elétrico dos veículos e, por isso, eles pararam de funcionar. Ao todo, uma moto e quatros carros ficaram submersos.

O servidor público Percival Marques disse que quando a chuva começou, até tentou tirar o carro da garagem. "Corri e já tive que pisar na água para ver como estava o carro, mas [a água] já estava no meio da porta", conta.

"Não tinha mais como tirar o carro, era até perigoso, porque a enxurrada estava entrando pela porta da garagem. Torci para não passar daquilo, mas infelizmente encheu até o teto".

Até a manhã desta terça-feira (23), os prejuízos no condomínio ainda não tinham sido calculados. Os elevadores ainda estavam alagados e o portão eletrônico permanecia desativado.

A prefeita da quadra 402 Norte, Lysa Lobo, diz que novas obras foram feitas, mas o sistema de escoamento de água da chuva está longe do ideal.

"Não ampliaram a rede, faltou infraestrutura. A gente vem lutando a cada gestão pela ampliação da rede pluvial na região."

O que diz o governo

Em caso de novos temporais, o GDF anunciou que haverá bloqueio de tesourinhas que dão acesso às quadras da 202, 203, 209, 210 e 711 Norte. A medida será adotada para evitar possíveis alagamentos.

O governo informou ainda que, até o começo de abril, recuperou 787 bocas de lobo e que foram desobstruídos 59 metros de rede de drenagem.

Apesar disso, um relatório do Conselho de Saneamento Básico do DF, de setembro de 2017, apontou problemas na estrutura de saneamento básico. Em um dos trechos, o documento cita que "nos últimos anos não houve medidas efetivas de planejamento da drenagem urbana".

Além disso, especialistas afirmam que o sistema de drenagem no DF "não acompanha a expansão das cidades". Na época, o estudo já indicava quadras e tesourinhas da Asa Norte como locais considerados de risco para alagamentos.

De acordo com o conselho, até elaboração do relatório, o Distrito Federal tinha 2,8 mil quilômetros de rede de drenagem.

Chuva

O volume de chuva registrado no DF, em abril deste ano, foi 122% maior do que o esperado para o período. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 296,4 milímetros na capital até a manhã desta segunda-feira (22). A média do mês nos últimos 20 anos foi de 133,4 milímetros.

Segundo o meteorologista Mamedes Melo, o tempo nublado deve durar até esta terça-feira (23). Neste período, a temperatura deve variar entre 16 e 30 graus.

Entre as orientações do Inmet para esse período, estão:

  • Não enfrentar o mau tempo;
  • Observar alterações nas encostas;
  • Evitar uso aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
 

Fonte: g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet