O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Impasse ambiental no DF

Com condomínios irregulares, região sofre denúncias

terça-feira, 7 de maio de 2019
WhatsApp
LinkedIn

Insegurança jurídica e ambiental assombra condomínios do DF

Devido à ocupação desordenada do solo, o Distrito Federal responde denúncias a nível internacional. Muitos dos condomínios estão localizados em Áreas de Preservação Ambiental (APA), degradando o Meio Ambiente e o Governo do Distrito Federal (GDF) já é réu em um processo que tramita na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Caso o Brasil seja condenado, terá que retirar todas as moradias instaladas e “devolver o status quo das Áreas de Preservação Ambiental”. A exigência é pelo fato de Brasília ser uma área tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, criado para fomentar a preservação de bens culturais e naturais. Com isso, o Distrito Federal tem que se basear em tratados internacionais.

O exemplo mais notório de condomínios em áreas ambientais é a Ação Civil Pública que o Distrito Federal deu entrada contra o Condomínio Residencial Itapuã (Nº 27174/93). No processo, o GDF solicitou a “Reparação dos danos causados ao Meio Ambiente” pelo fato de o condomínio estar implantado em uma APA.

De acordo com a sentença, “a degradação está confirmada nos moldes descritos nas respostas dadas pelos peritos aos quesitos formulados pela Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão, do Patrimônio Público e do Meio Ambiente”. O Condomínio Residencial Itapuã foi condenado a “recuperar a área degradada, recompondo o solo e a cobertura vegetal” e pagar uma multa por R$ 150 mil por dia de atraso.

Crescimento desenfreado

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem começado a atuar para evitar sanções judiciais por conta do crescimento desenfreado de condomínios. Na última semana teve uma reunião tensa entre representantes de condomínios e o governador DF, Ibaneis Rocha (MDB). As entidades representativas tentam regulamentar condomínios na região do Grande Colorado.

Fonte: www.justicaemfoco.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet