O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Taxas e cobranças

Apartamentos de cobertura

Cuiabá decide que moradores devem pagar mais

terça-feira, 11 de junho de 2019
WhatsApp
LinkedIn

Moradores de coberturas prediais em Cuiabá devem pagar a mais no valor do condomínio

Moradores de coberturas prediais em Cuiabá devem pagar a mais no valor do condomínio. A jurisprudência foi julgada procedente após um casal entrar na Justiça por se sentir lesado por conta da cobrança desproporcional a outros moradores do Edifício Central Park. O prédio fica localizado nas proximidadades da Praça Popular, região considerada de alto padrão.

A juíza da 10ª Vara Cível, Sinni Savana Bosse Saboia Ribeiro, entendeu que a cobrança deve ser feita de acordo com a fração ideal, ou seja, o tamanho da área que influenciem, por exemplo, na manutenção condominial. A decisão cabe recurso.

Ao considerar valida a cobrança de condomínio por meio da fração ideal, a juíza explicou que esta só seria irregular se comprovado o enriquecimento ilícito por parte do condomínio.  

“(...) Assim, considerando que a parte autora não provou que a cobrança diferenciada é causa de enriquecimento ilícito, é legítimo o rateio das despesas condominiais em razão da fração ideal do imóvel, não sendo possível que prospere o pleiteado”, diz um trecho da decisão.   

A magistrada frisou ainda a legalidade da Convenção Condominial. Ela explicou que “a convenção condominial é o conjunto de normas regulamentadoras de deveres, direitos e obrigações estipulado pelos próprios condôminos, possuindo natureza estatutária, ou seja, é a lei que rege a relação existente entre condôminos e condomínio, atingindo todos aqueles que deste já fazem parte e virão nele ingressar, inclusive oponível também a terceiros, desde que registrado em Cartório de Registro de Imóveis competente”. 

“Ademais, qualquer que seja o critério adotado pela Convenção Condominial, observando-se o quórum necessário em assembleia, não haverá que se falar em ilegalidade, vez que a legislação confere ampla liberdade aos condôminos nesse tocante, sendo que tal deliberação para ser considerada irregular, deve-se demonstrar de maneira cabal o enriquecimento ilícito dos demais condôminos, o que não foi feito nos autos”. 

Fonte: http://www.obomdanoticia.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet