O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Aldo Junior

Por que os moradores não obedecem às regras do condomínio?

Aldo Junior apresenta os principais motivos pelos quais moradores descumprem as normas

22/07/19 06:09 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Aldo Junior apresenta os principais motivos pelos quais moradores descumprem as normas

Por Aldo Junior*

Essa é uma pergunta que muitos síndicos gostariam de ter a resposta imediatamente. Acontece que os síndicos não notam, mas contribuem sensivelmente para estes descumprimentos, que muitas vezes ocorrem pela própria negligência do síndico.

Sabemos que, geralmente, os condôminos priorizam os direitos individuais frente aos direitos coletivos, por isso não se preocupam com seus vizinhos ou com as ocorrências que não envolvem sua família.

Infelizmente, são muito os condôminos que querem apenas se beneficiar individualmente. Na maioria dos casos, os condôminos exigem que as regras sejam cumpridas por seus vizinhos, mas eles próprios querem burlar as regras que contraditoriamente exigem cumprimento dos outros.

Uma enquete realizada pela Folha do Síndico revelou que 46% dos condôminos já foram advertidos por infrações cometidas pelo descumprimento de regras do Regimento Interno ou Convenção.

Este índice é altíssimo considerando que as regras foram criadas apenas para os infratores. Outro detalhe importante é que, aqueles que normalmente não cumprem as regras não as conhecem.

Este fenômeno se dá porque a maioria não se interessa mesmo em conhecer as normas de convivência na comunidade que ele próprio vive, e pior ainda: o síndico acaba contribuindo quando não disponibiliza as normas na chegada do condômino. 

Para ilustrar melhor o nível de individualismo que ocorre nos condomínios, cito o seguinte exemplo: o maior número de participação de condôminos em assembleias se dá quando ocorre sorteio de vagas de garagem. A resposta é simples, o objetivo são as vantagens e benefícios pessoais; nunca os coletivos.

Vemos situações absurdas em condomínios, que poderiam ser evitadas com campanhas educacionais, bom senso e difusão das regras de forma ampla.

Usos indevidos de área comum como: mesas deixadas nas escadas, utilização indevida da casa de máquinas do elevador para dormitório, chinelos na entrada do apartamento, decoração de halls com quadros de estética duvidosa, são algumas das situações comuns que ocorrem de descumprimento de regras nos condomínios. 

Tudo isso acontece porque em muitos casos o síndico se omite não informando as proibições ou não aplicando as devidas penalidades. Não é raro, que regimentos omissos ou com penalidades muito brandas ao infrator também incentivem o descumprimento. 

Mas quais os principais motivos pelo descumprimento das regras pelos condôminos? Vejamos:

  • Motivos pelos quais condôminos não cumprem as regras previstas;
  • Falta de conhecimento das regras;
  • Questões educacionais e sociológicas;
  • Interesses exclusivamente individuais;
  • Por descumprimento de outro condômino – igualdade de direitos;
  • Núcleo de oposição ao síndico;
  • Conhecimento de concessões permitidas pelo síndico a outro vizinho;
  • Simplesmente por implicância à gestão.

Evidenciamos pelas motivações acima que o síndico precisa de muita habilidade para lidar com essa situação. Tudo se torna uma motivação ou álibi para justificar o descumprimento das regras. 

O exemplo do síndico na gestão do condomínio é o grande diferencial. Ou seja, nunca permitir exceções, nunca ajudar um condômino sem que haja previsão legal, podem prevenir e contribuir para manter a ordem geral do condomínio, bem como a própria moral e a imagem do gestor.

(*) Aldo Jr. também é conhecido como Dr. Condomínio.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet