Roberto Piernikarz

Vantagens da limpeza compartilhada em condomínios

Serviço realizado por empresas especializadas traz benefícios aos moradores

29/10/19 04:41 - Atualizado há 4 anos
Serviço realizado por empresas especializadas traz benefícios aos moradores

Por Roberto Piernikarz*

Tendência nos condomínios brasileiros, a oferta de serviços tem aumentado porque facilita muito a rotina e vida dos moradores. Um dos mais requisitados é a limpeza feita por empresas especializadas

Algumas das vantagens importantes, em relação ao trabalho de uma diarista, por exemplo, são o preço muitas vezes mais em conta (e com uma limpeza básica podendo ser feita todos os dias!) e a rapidez de execução, já que as empresas costumam enviar duplas para esse trabalho.

O benefício econômico de utilizar o serviço terceirizado de limpeza acontece em condomínios em que vários apartamentos contratam uma dessas empresas. Se cada condômino contratasse uma diarista diferente, individualmente, o custo total seria bem mais alto que o pacote oferecido por uma empresa que atende todo o condomínio.

Outra vantagem para os condôminos é não se preocupar com a relação e os direitos trabalhistas das diaristas. Usando as empresas, essa responsabilidade é toda delas.

Uma das pioneiras do setor no Brasil é a Limpeza com Zelo, empresa comandada por Renato Ticoulat, fundador da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac). Com uma estratégia diferente de boa parte da concorrência, Renato dá um poder essencial aos seus franqueados e isso gera um resultado poderoso no nível da limpeza oferecida.

“O nosso franqueado põe a mão na massa. Diferente das empresas em que seus profissionais são apenas funcionários, os nossos franqueados são donos do negócio. São em geral ex-diaristas que viraram microempresários com a Limpeza com Zelo e então fazem elas mesmo o serviço. Como são donas do negócio e podem ter um rendimento muito maior do que tinham fazendo faxina, o cuidado e empenho delas é enorme”, afirma Ticoulat.

Com a ação das franqueadas, a empresa consegue cuidar de vários apartamentos nos condomínios em que atua. Um dos pacotes mais procurados é o da limpeza básica diária, semelhante à realizada em um hotel. Em unidades pequenas, de 50 m², esse pacote básico – que inclui limpar banheiro e pisos, lavar louça, fazer a cama e tirar o lixo – sai por cerca de R$ 200 mensais.

A velocidade da limpeza básica – em unidades de 90 m² dura cerca de duas horas – é garantida pela empresa enviar sempre duas pessoas, e também fornecer os produtos químicos e panos, diferente da maioria da concorrência, que oferece apenas a mão-de-obra. Detalhes importantes ajudam nesse processo, como o uso de aspiradores a bateria, evitando o gasto de tempo de procura de tomadas.

Quanto aos produtos utilizados pela Limpeza com Zelo, são todos de última geração e com uma eficácia muito maior que os usados em limpeza doméstica comum.

“Trabalho com desinfetante hospitalar. Os produtos domésticos são saneantes, os nossos têm uma resistência muito maior, reagem durante mais tempo, propiciando uma limpeza muito mais profunda. E nossos panos coloridos (cada cor é usada em um setor diferente, como pisos, banheiro, cozinha, quarto etc) além de terem uma absorção muito maior que os panos comuns, evitam a contaminação cruzada”, afirma Renato Ticoulat.

Além da rapidez dos serviços executados, há ainda a velocidade e a facilidade permitida pela tecnologia: a Limpeza por Zelo cria uma página no site ou app do condomínio em que atua: ao morador basta solicitar os serviços que precisa e pagar com cartão de crédito. E ele também pode comprar créditos de limpezas, que vão sendo descontados.

Mais um diferencial são os outros procedimentos oferecidos por essas empresas: a limpeza de manutenção (marcam- se dias específicos), a profunda, a de pós-festas, a pré-mudança; a de lavagem de roupa ou para passar etc. Tudo isso pode ser incluído ou não em pacotes customizados.

“Os condôminos acabam comprando um mix de produtos. Quem gasta, por exemplo, cerca de 600 reais mensais, pode ter uma limpeza geral profunda; uma ou duas de manutenção; contratar a lavagem de roupa e algum outro serviço. Contrata-se a necessidade que cada morador tem. Há ainda a vantagem de poder reprogramar o dia da limpeza ou serviço contratado”, revela Renato.

Além da qualidade de execução desse tipo de serviço, a facilidade e, em geral, a economia propiciada pela contratação de uma empresa que faz a mais árdua das tarefas domésticas, a limpeza, libera um bem precioso para os moradores: tempo! Tempo para ter o seu apartamento com privacidade, sem ninguém trabalhando nele quase um dia todo (como faz boa parte das diaristas), ou para cuidar de outras coisas importantes da vida.

(*) Roberto Piernikarz é Diretor Geral da BBZ Administradora de Condomínios; Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua no setor há mais de 17 anos, tendo sido responsável pela implantação de mais de 300 condomínios, e participado da capacitação de mais de 1000 síndicos profissionais, além de ter colaborado com diversas matérias publicadas nos principais meios de comunicação do país. Colunista do Site do IG.