O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Espaço SECOVI

Impactos da COVID-19

Análise sobre os efeitos da pandemia no mercado imobiliário

quarta-feira, 25 de março de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Pandemia: nova realidade mundial 

Presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, analisa o impacto da pandemia de coronavírus no setor imobiliário

Por Basilio Jafet

São inúmeras as questões sobre o coronavírus. Dentre elas, qual o impacto da pandemia no setor imobiliário.

É esperado um descompasso entre as atuais relações negociais. Todavia, é importante observar que os imóveis sempre foram a principal reserva de valor em tempos de crise, sejam elas de cunho político, econômico ou saúde. E isso se pode comprovar olhando a história do último milênio. E agora não será diferente.

A provável diminuição da Selic, tornando os juros dos ? nanciamentos imobiliários ainda menores, pode representar um incentivo para os adquirentes de imóveis que, porventura, possam temer uma recessão global.

Um aspecto importante a ser levado em conta é a possibilidade de atritos entre clientes e fornecedores em virtude de eventual falta de insumos ou desrespeito aos prazos de entrega, uma vez que existirá um problema de oferta, não de demanda.

Embora preocupantes, essas questões setoriais se mostram pequenas diante do que deverá acontecer em âmbito global. Vivemos uma nova realidade, uma nova experiência. Em tempos de redes sociais e conectividade geral, a pandemia adquiriu proporções incalculáveis. E as relações comerciais e de valor já estão mudando.

A história humana registra diversas pandemias. A mais devastadora delas foi a Peste Negra, cujo auge se deu entre 1346 e 1353. Estima-se que somente no continente europeu a doença dizimou um terço da população.

Esta pandemia, assim como a Gripe Espanhola, a Gripe Aviária, Gripe Suína e outras (todas elas devastadoras), determina novos padrões de comportamento, notadamente no campo da higiene e nos avanços da medicina. Sistemas políticos e econômicos evoluíram.

Alguns, porém, não deram a devida atenção ao sanitarismo. Daí não ser uma coincidência serem eles focos constantes de contaminação. E mesmo em nosso País, tão carente de saneamento básico, temos campo fértil para o surgimento de epidemias.

O atraso no cronograma político e o adiamento de reformas imprescindíveis, que trariam recursos para o desenvolvimento nacional, vão retardar investimentos e criação de novos empregos.

No caso da atual pandemia, preocupa notar que os países não uniram esforços para coletivamente enfrentar a doença. Pelo contrário. As primeiras medidas adotadas foram cancelamento de voos e fechamento de fronteiras, como que decretando: “agora é cada um por si”. Com tantos recursos de comunicação remota, não houve diálogo su? ciente entre as nações em busca de soluções conjuntas.

Isso signi?ca um passo atrás na globalização, e as consequências geopolíticas serão imprevisíveis. De certo, apenas o acirramento de tensões, a volta da xenofobia e um mundo bem diferente daquele que conhecíamos até o início deste ano.

Esperemos que os governantes do planeta sejam capazes de conter a epidemia e impedir retrocessos nas relações intercontinentais, mantendo livre mercado e abertura comercial. Somente assim evitaremos que essa pandemia tenha como consequência uma crise social sem precedentes.

Fonte: Basilio Jafet é presidente do Secovi-SP.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet