O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Área Aabic

Trabalho em conjunto

Administradoras, síndicos e funcionários contra COVID-19

sexta-feira, 3 de abril de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Cooperação entre administradoras, síndicos e funcionários ajuda condomínios a atravessar pandemia

Administradoras de Condomínios estão provando experiência de mercado e capacidade tecnológica para assegurar tranquilidade e segurança aos moradores

*José Roberto Graiche Júnior

O engajamento de administradoras, síndicos e funcionários neste período de combate ao novo coronavírus (covid-19) tem sido uma das maiores provas de eficiência do setor. Com as mudanças de hábitos e rotinas porconta das recomendações dos órgãos de saúde oficiais para o isolamento social, cada um de nós está sendo testado na sua capacidade deadaptação, de comunicação e entrega, para manter as operações funcionando, os negócios minimamente sustentáveis, além datranquilidade e segurança de condôminos e moradores em tempos tão difíceis. 

Desde o início de março, as administradoras começaram a intensificar os canais de comunicação comseus síndicos, conselhos consultivos e moradores. As primeiras circulares, com orientações de prevenção eavisos sobre os sintomas da doença, logo evoluíram para mudanças práticas na rotina, com intensificação da limpeza em áreas comuns,controle de portarias, adiamento de assembleias, criação de regras para uso de elevadores e deprotocolos no caso de pessoas que contraíssem a doença. 

Com os desdobramentos do combate à pandemia e a necessidade de adaptação aoisolamento, as empresas administradoras também se ajustaram para diminuir o trabalhopresencial, aumentar o efetivo do pessoal em regime home office e fazer aintercalação de turnos dos profissionais nos departamentos. Simultaneamente e em tempointegral, não mediram esforços para o aconselhamento de síndicos e aplicação de planos de trabalho e contingência na operação dosempreendimentos. 

Isso só foi possível com a experiência das administradoras em crises passadas e,sobretudo, o investimento contínuo em modernização, oque nos permitiu constituir uma estrutura tecnológica robusta à disposiçãodo cliente na era digital. Para todos nós que vivemos a rotina dos empreendimentos imobiliários, foi surpreendente ver a mobilização condominial e todo opotencial do aparato em mobilidade, segurança, comunicação e transparência.

Apesar de todos os desafios que o isolamento social impõe à população, a nossa estrutura maismoderna propiciou aos moradores explorar recursos dos aplicativos mobile, descobrirque é possível interagir com toda sua comunidade condominial, buscar documentos, emitir boletos, solicitarprovidências e ainda conferir a prestação de contas sem precisar sair de casa. As soluçõesremotas também foram cruciais para a comunicação direta, a troca rápida de informações e disponibilização de dados paraos condôminos e moradores.

Para que a tecnologia faça ainda mais sentido na prática, administradoras trabalham na cooperação dos seus síndicos e gestores dos empreendimentos. Nestemomento, é fundamental alertá-los sobre a necessidade de manter os procedimentos de prevenção junto aos condôminos e, não menos importante, para ajudar as empresas no cumprimento das obrigações trabalhistas,contábeis e fiscais. Cabe atenção, principalmente, no prazo de envio de folhas de ponto, mesmo que eletrônicas, além doenvio rápido dos pagamentos a vencer, seja por malote eletrônico ou físico. 

Para um segmento como o nosso, quejá atravessou outras crises e que mostra capacidade de se adaptar e inovar diante dessa nova dinâmica no mundo, o atual cenário revela oquanto é preciso estar preparado para novos desafios. Ainda, destacamos o quanto as administradoras são responsáveis e empenhadas pelobem-estar dos moradores e do ambiente condominial. A força e a cooperação de administradoras, síndicos, funcionários e condôminos sãomotivos de orgulho e merecedoras de reconhecimento. Unida, a comunidade condominial mostrará que somos fortes para superar - e vamos - essacrise. 

(*) Presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis eCondomínios de São Paulo (AABIC).

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet