O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Inadimplência

Aumento da inadimplência

Crise do coronavírus traz alerta para condomínios

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Crise do coronavírus faz condomínios se prepararem para aumento da inadimplência

O dia a dia dos síndicos, que já não era fácil, ganhou contornos ainda mais complicados com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Além das medidas sanitárias para evitar contágios no prédio, os administradores devem agir rapidamente para tomar decisões financeiras e de gestão. Com mais gente em casa, contas como a de água, por exemplo, tendem a subir.

O aumento da inadimplência também é uma preocupação do setor. Em 2019, o atraso da cota condominial era de 9,5% no Rio, segundo o estudo Panorama Secovi. Os síndicos e administradoras sabem que este percentual subirá, principalmente porque trabalhadores informais não terão condição de cumprir com o pagamento.

Sonia Chalfin, diretora da Precisão Empreendimentos Imobiliários, lembra que é preciso ligar um alerta, pois quedas de arrecadação levam a um efeito bola de neve, comprometendo o funcionamento do condomínio. Os gastos maiores são com funcionários (57%). Depois vêm as despesas de água (24%), manutenção (10%) e luz (9%).

Para o diretor executivo da BAP Administração de Bens, Rogério Quintanilha, aqueles condomínios que estão com contas a regularizar ou saldo negativo precisarão triplicar a atenção.

"Pode ser necessário postergar o pagamento de Fundo de Garantia. Isso não vai isentá-lo de pagar, mas sim de manejar melhor o fluxo de caixa".

A síndica Tatiana Ribeiro tem consciência de um provável aumento na inadimplência, mas está confortável com o saldo positivo do fundo de reserva do condomínio que administra, com 208 apartamentos, na Vila da Penha. No entanto, as obras de melhorias na parte social que ela faria estão canceladas.

"A reforma seria financiada com o valor do aluguel do salão de festa e da churrasqueira, agora fechados por causa da necessidade de isolamento social".

O especialista em finanças André Aragão diz que uma boa alternativa, e que deve ser praticada, é negociar cada contrato, reduzindo seu valor ou interrompendo-o. Luiz Barreto, presidente da Estasa, alerta, porém, que é desaconselhável cortar radicalmente os serviços do condomínio.

Vinicius Nogueira, síndico profissional que trabalha em quatro prédios, conta que vem negociando com os prestadores de serviço:

"Como a piscina está fechada, o guardião da piscina, por exemplo, não precisa ir diariamente. Ele pode comparecer apenas para fazer a limpeza".

No dia 3, o senado aprovou projeto de lei que proíbe liminares de despejo até 30 de outubro, em função da pandemia do coronavírus. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. A regra vale para ações ajuizadas a partir de 20 de março de 2020, data de publicação no Diário Oficial da União do decreto que reconhece estado de calamidade pública no país.

"Não executar o despejo agora nem é preciso dizer pois nenhum juiz irá despejar alguém nesse momento. Inclusive estão suspensas as atividades forenses", lembra o advogado especialista em Direito Imobiliário Hamilton Quirino.

Fonte: https://extra.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet