O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Obrigações

Negociação de aluguel

Diante da pandemia, promotor orienta rever contratos

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Em tempos de pandemia, promotor orienta renegociação de contratos de aluguel; veja dicas

De um lado está o inquilino não tem como quitar acordo. Do outro, está o proprietário do imóvel, que precisa receber – pois muitas vezes vive em função do dinheiro

A pandemia do novo coronavírus está atingindo também as finanças das famílias. Muitas pessoas, que perderam rendimentos, estão com dificuldades para pagar as contas, entre elas o aluguel.

De um lado está o inquilino não tem como quitar o acordo. Do outro, está o proprietário do imóvel, que precisa receber – pois muitas vezes vive em função deste dinheiro. O defensor público Francisco de Assis Calcagno, destaca que por se tratar de uma situação inédita no Brasil, os locatários devem procurar as imobiliárias ou os locadores para tentar negociar o valor do aluguel. E aconselha bom senso.

"O locador tem que entender que ficar com o imóvel vazio pode ser pior, pagando despesas como IPTU e taxa de condomínio. Já o locatário tem que avaliar a sua capacidade de renda nos próximos meses", destacou.

Caso a negociação não ocorra, Francisco de Assis Calcagno informa que o locador tem direito de pedir o despejo do inquilino e cobrar os alugueis.

"Mas, em contrapartida, o locatário tem direito de ir à Justiça pedir revisão do contrato e redução do valor do aluguel, do depósito que ele entende ser devido, de acordo com a situação. E até a rescisão do contrato, entregando as chaves sem pagamento de multa contratual", observou o promotor público.

Francisco de Assis Calcagno, no entanto, ressaltou que, como se trata de uma situação inédita, os conceitos técnicos gerais são bastante genéricos e não há parâmetros anteriores.

"Você não um precedente semelhante que autorize estabelecer um prognóstico seguro. Não vai haver uma precisão de pandemia no contrato de locação. E na hora que se tenta enquadrar em um conceito legal, como causo fortuito ou força maior, morosidade excessiva, boa fé ou objetivos nos contratos, são conceitos genéricos, que não dá para prever o que o juiz vai decidir: a favor do locador ou do locatário. Melhor caminho é a conciliação", ponderou.

O promotor informou que, caso alguma das partes tenha dúvidas a respeito, pode procurar o atendimento virtual da Defensoria Pública (clique aqui para ter acesso ao site) ou, em casos excepcionais, de urgência, ir até o órgão, na Rua Guajajaras, 1707, onde há atendimento de plantão.

Fonte: https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet