O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Rádio em condomínio

Moradores criam programa interno para aliviar quarentena

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Condomínio em SP cria rádio interna para 'quebrar o silêncio' da quarentena

Rádio foi montada na garagem da moradora e, com caixas de som, todos os 25 apartamentos conseguem escutar a programação que foi criada com o objetivo de unir as famílias durante o isolamento social

Com o objetivo de quebrar o silêncio da quarentena, moradores de um prédio em Santos, no litoral de São Paulo, criaram uma rádio interna. A ideia transformou o isolamento social e uniu os vizinhos que pedem músicas, fazem dedicatórias, homenagens e, claro, se divertem juntos, apesar de estarem afastados fisicamente.

A Rádio Juquiá, que leva o nome do condomínio localizado no bairro Gonzaga, foi montada na garagem da moradora Giovanna Maria Fornadora, de 32 anos. Giovanna é cantora e, com os shows cancelados após a orientação de isolamento social, viu na rádio uma maneira de usar a voz e entretar os vizinhos.

"A ideia surgiu a partir de um grupo de mensagens do prédio. Percebi que várias pessoas estavam fazendo ações durante a pandemia, pensei em uma live mas não queria ser mais uma, então tivemos a ideia de criar a rádio. Só de levar alegria para as pessoas eu fico feliz."

Giovanna mora no condomínio há 12 anos e conta que, antigamente, os moradores faziam festas e diversas ações juntos. Isso foi acabando com o tempo, mas a rádio tem retomado esse espírito de união entre eles.

"Quando começamos a rádio, muita gente me procurou para falar que relembrou a época boa do condomínio e se animaram. Disseram que vamos voltar a ter festas depois da quarentena", lembrou.

A rádio foi montada com equipamentos do pai de Giovanna, que também é músico, e os horários de entrar no ar são feitos de acordo com a rotina do prédio para não atrapalhar o home office dos moradores. As caixas de som são espalhadas pelo prédio e todos conseguem ouvir a programação.

Os moradores podem pedir músicas pelo aplicativo de mensagens e, ainda, mandar dedicatórias. Até a vizinha do prédio ao lado consegue curtir a programação. A única regra é que as músicas escolhidas tenham mensagens motivadoras.

"Eles oferecem música uns aos outros. Tem declaração de amor e desde criança que quer escutar música infantil até aqueles que querem músicas mais antigas. Oferecemos um pouco de cada. Tem gente que sai na janela, acende a lanterna do celular. Muito legal."

No final, a programação é encerrada com uma canção emocionante e Giovanna conta que é feito um minuto de silêncio para que cada um faça sua oração. A rádio, que foi criada como uma forma de interação e distração durante a quarentena, deve seguir no ar mesmo após a pandemia devido ao sucesso que conquistou.

"A gente pretende continuar com a rádio e também retomar outros eventos no condomínio, como antes. Para unir todos novamente."

Coronavírus na Baixada Santista

Os municípios da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registram novos casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no sábado (19). Ao todo, a região soma 596 casos e 41 mortes. Além disso, são 1.867 casos suspeitos, mais de 200 pacientes internados em hospitais e mais 70 mortes estão sob investigação.

Fonte: https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet