O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Inadimplência

Inadimplência no RJ

Em abril, índice dobrou e chegou a 14%

quarta-feira, 13 de maio de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Inadimplência em condomínios é recorde no Rio de Janeiro em abril

A inadimplência de cotas de condomínios no município do Rio de Janeiro dobrou em abril e chegou a 14%, segundo levantamento da APSA, maior empresa de gestão condominial e negócios imobiliários na cidade. Esse é o maior índice de inadimplência da série histórica, desde 2002 — que nunca tinha passado de 10%. Com isso, condomínios precisam encontrar soluções para manter suas atividades e pagar funcionários.

Para esse estudo, a APSA levantou dados de mais de 2800 condomínios representando cerca de 20% dos condomínios administráveis da capital carioca.

Antes da pandemia do novo coronavírus, a média de inadimplência no estado era de 7%. E a tendência parece de alta. Os dados parciais de maio já apontam para cerca de 17% de cotas não pagas.

"Os condomínios muitas vezes não têm caixa para lidar com esse problema e precisam pagar funcionários e manter o seu funcionamento. As sanções para quem não paga continuam, não houve nenhuma mudança judicial. Mas, recomendamos aos condomínios que negociem o parcelamento ou invistam em soluções financeiras", afirma Edgar Poschetzky, gerente geral de Gestão Condominial da APSA.

Uma solução proposta pela empresa de gestão é a venda do crédito em atraso para fundos de crédito. Em parceria com a gestora G5 Partners, eles estão lançando um fundo de crédito para garantir o valor total da cota condominial dos inadimplentes pelos próximos 12 meses.

"Temos procurado junto com os síndicos auxiliar com as medidas de contenção de despesas. É hora de calma, buscar soluções que privilegiem reduzir os custos, mas sem afetar a vida de todos. Os condomínios tem que funcionar. Imaginem condomínio sem portaria, segurança, água, energia, limpeza? Temos que evitar afetar também a vida dos funcionários", destaca Fernando Schneider, diretor-superintendente da APSA.

Sanções para os inadimplentes ficaram mais rígidas

Nos últimos anos, o entendimento jurídico tem sido de que o condômino que não paga sua cota está prejudicando os demais. Desta forma, e desde o novo Código Civil de 2016, os processos de cobrança têm sido mais rápidos e mais eficientes na cobrança das dívidas. Em caso de não pagamento do crédito judicial, em último caso, é feito o bloqueio de contas bancárias e o imóvel é posto a leilão para pagar o valor devido. O processo todo pode ser concluído em cerca de um ano e meio.

"O condomínio não é nada mais do que um rateio entre os moradores. Neste sentido, não acredito que a justiça pense em dar descontos aos que tem dificuldade de pagamento, porque isso onera outros. É importante negociar desde já para evitar chegar a uma situação judicial, é o melhor para todas as partes", afirma advogado especialista em Direito Imobiliário Hamilton Quirino.

Os condôminos com dificuldades de pagamento podem sugerir em reuniões virtuais o corte de custos, uso de fundo emergencial e propostas de parcelamento.

Fonte: https://extra.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet