O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Boletos de condomínios

Grupo em Goiânia é suspeito de alterar código de barras

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Grupo é suspeito de trocar boletos de condomínios para documentos com código de barras adulterado, em Goiânia

Segundo polícia, eles pegavam os boletos originais nas caixas de correios de vizinhos e trocavam pelos falsos. Até o momento, uma pessoa foi presa e outras sete são investigadas.

Um homem foi preso suspeito de ser o chefe de um grupo que trocava boletos de moradores de dois condomínios, em Goiânia, por documentos com códigos de barras adulterados, fazendo com que o dinheiro do pagamento caísse em contas de criminosos. Outras sete pessoas são investigadas, sendo duas delas do Pará.

A prisão aconteceu na quinta-feira (21). O advogado Arthur Paulino, que faz a defesa do homem apontado como chefe do esquema, disse que o cliente se apresentou espontaneamente na delegacia, onde foi cumprida a sua prisão temporária. “Ele está à disposição do Poder Judiciário. A defesa vai se manifestar nos autos do processo”, completou.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa das outras pessoas suspeitas de envolvimento no esquema.

De acordo com as investigações, o crime era praticado por meio da troca dos boletos da taxa de condomínio. Estes eram retirados das caixas de correspondências dos moradores e substituídos por outros com códigos de barras que direcionavam os pagamentos à associação criminosa. Com o dinheiro na conta, os criminosos transferiam o valor para contas de outras pessoas no Pará, afim de dificultar a investigação.

De acordo com o delegado Germano Castro, titular do 15º Distrito Policial, alguns dos investigados moravam nos condomínios dos moradores lesados, o que facilitava a troca na caixa de correspondência. Segundo ele, até o momento, 36 pessoas, registraram boletim de ocorrência dizendo terem sido lesadas.

A Polícia Civil estima que, somados os valores, o golpe tenha dado um prejuízo de cerca de R$ 20 mil. “Ao todo, nós temos 36 pessoas lesadas. Vinte em um condomínio e 16 em outro condomínio, que registraram ocorrência. Pode ser que tenham mais lesados, mas não registraram. Em uma conversa que tivemos com o preso, o chefe, ele calculava que conseguiria obter mais de R$ 100 mil com os golpes. Entretanto, teve muita gente que constatou o golpe, que viu que o boleto era falso, e não efetuou o pagamento”, explicou.

Ainda segundo o delegado, já existe outro mandado de prisão temporária a outro integrante do grupo. “São oito pessoas investigadas, e eu consegui obter apenas dois mandados de prisão temporárias. Um foi cumprido hoje, e o outro vai ser cumprido amanhã ou, no máximo, segunda-feira. Sobre as prisões temporárias, são prisões de cinco dias, e eu vou avaliar se vai ser o caso de pedir a prorrogação dessa prisão, para poder encerrar as investigações”, disse.

O delegado explicou que, dos oito suspeitos, dois moram na cidade de Parauapebas, no Pará. “São pessoas para quais foram transferidos valores decorrentes desse golpe. Vamos localizar essas pessoas e vamos ouvir elas, na condição de participante dessa associação criminosa, através de carta precatória, já que o juiz não visualizou a possibilidade de pedir a prisão temporária dessas pessoas. Eles são investigados, mas não existe pedido de prisão contra eles”, disse.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade de documento particular e por associação criminosa, crimes que têm como pena máxima de 5 anos de prisão, cada um.

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet