O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Água no RJ

Crise do início do ano deixa condomínios em alerta

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Condomínios buscam soluções para superar problema da qualidade da água no Rio

No início do ano, a população do Rio enfrentou graves problemas com a qualidade da água fornecida pela Cedae. Muitas residências receberam o produto em suas torneiras com cheiro ruim e coloração atípica. Recente estudo da UFRJ descartou que o principal fator dessa alteração tenha sido a geosmina, mas sim resíduos de esgoto.

O impacto desse problema junto aos condomínios é imenso. A Cipa aconselha a contratação de uma empresa especializada para auferir a qualidade de água nos edifícios e manter moradores e funcionários sempre informados sobre o assunto.

"São ações importantes para manter a confiança dos condôminos. Contratar uma empresa para verificar a qualidade da água nas caixas e cisternas e manter os moradores bem informados. Com isso, o síndico deve divulgar internamente os laudos fornecidos pelo laboratório contratado e mostrar as medidas que estão sendo tomadas para resolver uma questão que é vital para todos", diz o síndico profissional da Cipa, Bruno Gouveia.

Bruno Gouveia desaconselha o esvaziamento das caixas em problemas como este, sem a análise de um laudo de potabilidade. Segundo ele, além de gerar desperdício, a ação acaba sendo inócua, pois o local em seguida será reabastecido por água de qualidade igual.

"O ideal é fazer análise constante e se for percebida qualquer anormalidade, o teste de potabilidade deverá ser realizado, a partir dele o síndico poderá tomar uma decisão mais assertiva quanto a troca da água ou a realização de um tratamento específico na mesma. Ademais, é importante manter a manutenção semestral dos reservatórios sempre em dia, pois isso, além de garantir a qualidade da água, também ajuda a identificar rachaduras e vazamentos, que também são fatores de contaminação da água", salienta Bruno Gouveia.

Fonte: Cipa.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet