O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Voos de paramotores

Moradores de condomínio em Mogi relatam perigo

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Moradores de condomínio de Mogi das Cruzes reclamam de voos rasantes de paramotores sobre residências

Segundo os moradores, voos têm sido recorrentes e acontecem bem próximos das casas. Principal preocupação deles é com a possibilidade de ocorrer algum acidente no local

Moradores de um condomínio no Itapeti, em Mogi das Cruzes, reclamam de voos rasantes dos pilotos de paramotor dentro da área das residências. A principal preocupação deles é com o risco de acidentes, pois, de acordo com o relato de uma das moradoras, a situação é recorrente.

“Eu estava em um momento de descanso, quando pude fazer uma imagem e tive contato visual com o piloto, que sempre sobrevoa o condomínio. Não é a primeira vez. Isso acontece há algum tempo, sempre aos fins de semana, no final da tarde”, disse a dona de casa Cristina Caires.

Além de Cristina, outros moradores do condomínio também reclamam da situação. Foram eles que fizeram imagens mostrando o paramotor próximo das casas. Em algumas dessas imagens, é possível ver manobras feitas bem perto do condomínio.

“Ele voa muito baixo mesmo. No dia em que eu estava na quadra, ele circulava muito a mesma casa, muito baixo, quase passando na varanda da casa. E eu parei, porque estava muito perigoso. Ele pode perder o equilíbrio, encostar em um fio e provocar um acidente muito mais sério”, relatou a professora Márcia Elisa Viviane.

De acordo com os moradores, já faz alguns dias que o esporte tem sido praticado frequentemente sobre as residências.

“No começo, ele sobrevoava a mata. Enquanto ele sobrevoava a mata, eu via o artigo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e esse artigo autorizava que ele sobrevoasse a mata. Ele não autoriza que sobrevoe aglomerações de pessoas, e nem bairros residenciais. A partir de uns 20 dias para cá, ele começou a sobrevoar o condomínio”, contou o consultor de marketing Sidney Marcos Ramos.

“O que gera insegurança é que nós não sabemos a finalidade desses voos. E também oferece risco, porque não estamos livres de acontecer um acidente, de cair sobre alguma casa, ou algumas pessoas que estejam circulando”, disse Cristina.

Eles contam que procuraram a Anac, mas não conseguiram solucionar o problema. “Eu mandei um e-mail, relatei todo o fato. Inclusive mandei um vídeo para eles. E a resposta que eu tive é que eu enviasse o número do aparelho. Como eu vou enviar o número do aparelho para a Anac? Só se eu sair voando atrás do piloto”, falou Cristina.

De acordo com o regulamento brasileiro de aviação civil da Anac, é ilegal praticar esportes aéreos de forma que ofereça risco às pessoas no solo e ao sistema de aviação civil. Além disso, também é ilegal realizar operação de pouso ou decolagem em locais que não foram autorizados pelo proprietário.

Tyago Couto Rosa é instrutor há dez anos e dá aulas de paramotor. Ele explica que é necessário um registro para praticar esses voos e que não se pode sobrevoar em áreas urbanas.

“Aqui no meu espaço, na minha escola, todos os aviões que estão passando pela região sabem que ali há a prática de esporte aéreo de paramotor. Então a gente só pode voar em determinadas localidades. A gente não pode sobrevoar a cidade, não pode fazer longas distâncias, invadindo o espaço aéreo. E se você vê um paramotor sobrevoando um local onde não deveria estar, você consegue pegar a identificação dele e reportar isso para as autoridades”.

O advogado especialista na área desportiva Roberto Fadul Machado explica quais são as penalidades caso haja o descumprimento do regulamento.

“Podem ser sanções simplesmente preventivas ou sanções até de suspensão, para que aquela pessoa que está fazendo uso do equipamento fique impossibilitada de praticar essa atividade. Dependendo do grau da infração, ela pode ser de 12, 18 ou 24 meses. Mas o morador que se sentir incomodado com isso, o primeiro órgão que ele tem que procurar é a Polícia Civil. E por meio do site da Anac, ele pode também fazer uma comunicação de denúncia. Mas o ideal mesmo é fazer o comunicado para a Polícia Civil, no caso onde essa área residencial estiver localizada, com a seccional mais próxima”, explicou o advogado.

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet