O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Roubo de cabos

Ação na Zona Norte do RJ prejudica condomínio

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Moradores voltam a relatar furto de cabos no Maracanã: 'Os caras fazem a festa', diz síndico

Segundo eles, ação dos bandidos é diária e prejudica inclusive o trabalho remoto durante a pandemia. Câmeras de segurança flagraram furto de sinal de trânsito

Moradores do Maracanã, na Zona Norte do Rio, reclamam de furtos de cabos de energia e telefonia. Segundo eles, o problema é antigo, mas com a pandemia se intensificou. A ação dos bandidos, segundo eles, acontece diariamente.

Uma das ruas mais atingidas pela ação dos bandidos é a Ibituruna.

Síndico de um prédio no Maracanã, Marcelo Soares conta que a ação de bandidos já é conhecida da vizinhança.

“É recorrente, desde que começou a pandemia. Uma coisa que era muito difícil de acontecer virou rotineira. Diariamente, eles vêm. Dia após dia, roubando cabos. Roubam e a gente fica sem o serviço. Essa que é a verdade”.

Normalmente, os roubos são de cabos telefônicos, mas há relatos também de furtos de cabos de luz. Com isso, moradores ficam sem internet, telefone, televisão e luz.

E com a pandemia, mais pessoas estão em casa, inclusive trabalhando em home office. Sem sinal, muitos moradores não conseguem trabalhar.

Segundo Marcelo, mesmo com patrulhamento e com registros feitos pelas câmeras de segurança, os bandidos conseguem fugir.

“O patrulhamento até acontece, mas eu acho que é um pouco falho porque os caras conseguem o objetivo, que é roubar os cabos. Eles conseguem fazer a festa e a polícia, uma vez, conseguiu prender uma dupla e só. A gente fica à mercê deles”, diz Marcelo.

Furto de sinal de trânsito

Também na Zona Norte, câmeras da CET-Rio flagraram, no dia 24 de julho, o furto de sinal de trânsito na esquina das ruas Professor Manuel de Abreu e Professor Eurico Rabelo.

Segundo a CET-Rio, o furto de equipamentos semafóricos pode deixar cruzamentos apagados, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres.

O prejuízo anual chega a R$ 320 mil.

O que diz a PM

Em nota, a PM informou que mantém patrulhamento constante na região e que essa ação normalmente é praticada por pessoas em situação de vulnerabilidade. A corporação pede que os moradores acionem a patrulha sempre que houver um furto para tentar coagir a ação dos criminosos. Confira abaixo a íntegra da nota.

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar esclarece que o combate aos delitos de roubos e furtos de equipamentos urbanos, fios, cabos, placas, portões etc é feito por meio de patrulhamento ostensivo de rotina e na atuação diante de situações de flagrante.

Vale esclarecer que muitas dessas ações são cometidas por indivíduos em situação de vulnerabilidade, que vivem expostos nas ruas, e que a prática delituosa somente é constatada quando em flagrante ou quando há identificação dos envolvidos após abertura de procedimento investigativo, conduzido a partir de registros de ocorrência e análises de imagens captadas por câmeras de segurança.

É importante ressaltar que, ao presenciar um delito, o cidadão faça o acionamento via Central 190 assim que possível, para que sejam realizadas as ações imediatas por parte de nossas equipes."

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet