Odirley da Rocha

Como a pandemia vai afetar o futuro do meu condomínio?

A COVID-19 trará mudanças permanentes na sociedade. Trabalhar, fazer compras e se divertir poderão ser feitas sem sair de casa

18/09/20 11:00 - Atualizado há 1 ano

Por Odirley da Rocha*

Durante a pandemia da gripe espanhola, entre 1918 e 1920, cerca de 50 milhões de pessoas morreram, a economia mundial despencou, muitas pessoas ficaram desempregadas. Porém, após a doença, tivemos muitas inovações em tecnologia e mudança de hábitos das pessoas, como:

• 1920: Cinema falado. As pessoas buscaram outras formas de lazer, após ficarem tanto tempo dentro de suas casas. Queriam interagir.
  • 1920: Tivemos as primeiras ondas de rádio e isso ajudou, em 1927, na criação da TV.

E porque isso aconteceu? O povo ficou muito tempo isolado e precisava de oportunidades para se divertir. Naquela época, as pessoas se reuniam ao redor do rádio para ouvir e conversar, era um momento de festa e diversão. Foi assim que a TV surgiu alguns anos depois.

Então as inovações se aceleram logo depois da pandemia. As empresas tiveram que se reinventar e surgiram muitas oportunidades. Citei aqui apenas alguns exemplos sobre bem-estar e qualidade de vida.

Agora em 2020 estamos novamente em meio a uma pandemia e temos quase 30 milhões de casos de contaminados pela COVID-19 e quase 1 milhão de mortes pelo mundo.

Estamos bem abaixo do que foi a gripe espanhola, mas já vemos grandes ideias surgindo e uma grande mudança de cultura dentro da sociedade e, por consequência, dentro dos nossos condomínios.

O que vai mudar daqui para frente

• 1. Home office - O que isso tem a ver com o meu condomínio, Odirley?

As pessoas usarão mais os apartamentos, fazendo suas reuniões online e conversando sem parar.

Nesse caso, difcilmente um apartamento vá estar 100% preparado para esse trabalho em home office. Será, então, que o condomínio não poderia oferecer um espaço para ser transformado em coworking? Onde os moradores possam fazer suas reuniões e também se conhecerem melhor, e assim, o síndico ajudará na qualidade de vida desses condôminos.

As construtoras, com certeza, já estão se reinventando para poder entregar um espaço para o futuro condômino poder trabalhar de seu apartamento.

Com as pessoas usufruindo mais dos apartamentos, nunca a academia esteve tão cheia. Elas perceberam que podem fazer seus exercícios dentro do condomínio, com aplicativos apoiando muito nesse processo. Tem gente muito boa empreendendo neste setor.

Outra reflexão: será que necessitamos de tantas vagas de garagem nos nossos condomínios para os próximos anos? Creio que não. Vejo que acelerou muito a decisão das famílias em ter apenas um carro de passeio ou até mesmo nenhum, pois quando precisarem, em poucos minutos o veículo estará na frente do condomínio.

• 2. Conveniência - O que isso tem haver com o meu condomínio, Odirley?

Conveniência é o nome do negócio (grande Arthur Igreja). Nessa linha, o futuro está, literalmente, batendo na porta dos apartamentos.

Fazer a feira? Fico imaginando o dia da verdura dentro do meu condomínio, que em vez de estar 2 km distante da minha casa, existirá uma quitanda de verduras e hortaliças num espaço específico da área comum, uma vez por semana.

Fazer as compras no mercado? Um pequeno estabelecimento no hall de entrada do condomínio, de onde não precisarei sair para adquirir os itens que necessito para um almoço, uma janta ou um lanche rápido.

Além disso, vem a questão da honestidade, pois esse minimercado não tem atendente. Você mesmo pega o que necessita e paga no cartão de crédito. Rápido, simples e com o sentimento de estar fazendo o certo no seu coração.

Lavar o carro? Imagine uma empresa de lavagem de carro a seco, em que todo sábado pela manhã a equipe da empresa estará no condomínio para fazer o serviço. Basta acessar o aplicativo, fazer a reservar e pronto.

Comer um rodízio de pizza? Num sábado por mês, o salão de festas do condomínio se transformará em uma pizzaria, para a qual será contratada uma empresa com o serviço completo: forno, massas, ingredientes e garçons. Com isso, o síndico também ajuda na convivência harmoniosa do condomínio.

Comer um hamburger? Toda quarta-feira acontecerá a noite do Food Truck, com um carro ali dentro condomínio fazendo a festa das crianças e também dos adultos.

Levar o pet para dar banho? Já ouviu falar em lavação de pet a seco? Fico imaginando toda sexta-feira pela manhã a empresa dando um tratamento especial para os pets dentro do condomínio, desde limpeza até cuidados de saúde.

O objetivo desse artigo é mostrar que tanto a gripe espanhola quanto a COVID-19 trouxeram mudanças permanentes na sociedade. A maneira como as pessoas vivem dentro dos condomínios aqui no Brasil vai ser diferente e pode acreditar: será para melhor!

(*) Odirley da Rocha tem MBA em Gestão de Segurança Empresarial e é diretor comercial da Kiper, empresa de portaria remota.