O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Edifício interditado

Rachaduras e tremores forçam evacuação de prédio no RS

segunda-feira, 19 de outubro de 2020
WhatsApp
LinkedIn

[13/10/2020] Prédio é interditado e cerca de 60 moradores são removidos na Zona Norte de Porto Alegre

Empreendimento de cinco andares fica no bairro Rubem Berta. Local teria apresentado rachaduras e tremores na estrutura, segundo pessoas que moram no loteamento.

Cerca de 60 pessoas tiveram que ser removidas do loteamento Irmãos Maristas, localizado na Zona Norte de Porto Alegre, durante a madrugada deste sábado (10). O prédio do Programa Minha Casa Minha Vida fica no bairro Rubem Berta. Segundo os moradores, o local apresentou rachaduras e tremores na estrutura. Eles acionaram, então, os bombeiros.

O loteamento tem cinco andares e 20 apartamentos. Na manhã deste sábado (10), uma vistoria foi feita. Estiveram no local a Prefeitura de Porto Alegre, a Defesa Civil, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), os bombeiros, a Caixa Econômica Federal e a construtora responsável pelo empreendimento.

À reportagem, a Caixa informou, em nota, que o "Residencial Irmãos Maristas, contratado no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I- FAR, foi construído pela Construtora Direcional, responsável pela obra. A Caixa esclarece que, assim foi notificada pela Defesa Civil sobre a remoção das famílias de um dos quatro blocos do residencial, encaminhou profissionais da equipe técnica, que estão no local, para avaliação da situação, bem como acionou a Direcional, para que tome as providências necessárias".

A Construtora Direcional, por sua vez, informou por meio de nota que "entende a preocupação dos moradores, mas ressalta que não há riscos". A empresa afirma que houve um "desplacamento de cerâmicas no piso de uma das unidades residenciais" (leia o conteúdo na íntegra abaixo).

Também por meio de nota, a Prefeitura de Porto Alegre disse que notificou a construtora responsável pela obra e a Caixa Econômica Federal, a quem cabe a fiscalização. Além disso, solicitou um laudo de estabilidade estrutural de todos os prédios do empreendimento.

O município acrescentou que a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está no local fazendo levantamento de quantas pessoas vão precisar de abrigo. A Fasc irá atender as famílias que venham necessitar de lugar para ficar por tempo mais prolongado. Por enquanto, os moradores foram acolhidos por parentes e vizinhos. [Leia a nota na íntegra abaixo].

As famílias se mudaram para o prédio, há 7 meses, depois que deixaram a Vila Nazaré. Elas foram removidas da vila para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.

Desde, então, as reclamações dos moradores foram constantes. Pessoas que moram em outros blocos do loteamento dizem que rachaduras apareceram no piso, paredes e, em alguns apartamentos, até parte do gesso caiu. Eles dizem que já tentaram resolver o problema algumas vezes.

A dona de casa Elisângela Fernandes, moradora do local, relatou que a estante de casa se mexia sozinha.

"Tu pisa e treme o chão. Quando saímos, treme o corredor e o apartamento ao lado, e tinham rachaduras no teto. Então, eu chamei os bombeiros e a Defesa Civil para ver o que estava acontecendo", afirma.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, assim que chegaram no local, os agentes perceberam o problema relatado pelos moradores e, por medida de segurança, interditaram o prédio até que seja feita uma avaliação de engenheiros.

"Não é normal que um prédio apresente esse comportamento e, pela dúvida, até termos uma avaliação final e técnica, resolvemos evacuar o prédio", explica o 1° tenente dos bombeiros Vagner Silveira da Silva.

Nota da Direcional Engenharia

A Direcional Engenharia informa que, tão logo foi comunicada sobre a situação, enviou equipes ao local nesta manhã de sábado.

Com base nas análises, já certificadas em parecer técnico de consultores especializados, ficou constatado que não há qualquer problema estrutural que coloque em risco a segurança e a estabilidade da edificação.

O que houve foi um desplacamento de cerâmicas no piso de uma das unidades residenciais, o que gerou a sensação de “piso oco”, em função da soltura em conjunto de placas e a sensação de instabilidade. As causas do desplacamento já estão em investigação técnica e, independentemente do resultado, a empresa vai promover os reparos que forem necessários.

A Companhia entende a preocupação dos moradores, mas ressalta que não há riscos. Desde os primeiros momentos, a Companhia coopera e mantém contato permanente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

A empresa esclarece ainda que, desde quando o condomínio foi entregue aos proprietários no início deste ano, além dos procedimentos de orientação sobre usos e manutenção de suas unidades, mantém regularmente à disposição dos moradores posto de atendimento no condomínio com uma equipe de assistência técnica no local. Todas as demandas têm sido devidamente acompanhadas e tratadas.

Nota da Prefeitura de Porto Alegre

"Equipes da Prefeitura de Porto Alegre se dirigiram para o Loteamento Irmãos Marista assim que foram acionadas na noite de sexta-feira, 9. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fizeram a evacuação das 19 famílias do prédio, sendo 40 adultos e 22 crianças. No total, 20 unidades foram interditadas no bloco.

Ainda na noite de sexta-feira, ao tomar conhecimento dos fatos, em reunião virtual com Defesa Civil, Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou que equipes fossem ao local e tomassem todas as medidas para proteção e auxílio às famílias atingidas, que fossem contatados ainda na madrugada os responsáveis pela obra: empresa e Caixa Econômica Federal.

Durante a madrugada, o diretor-geral do Demhab, Emerson Corrêa, esteve no loteamento e notificou a construtora responsável pela obra e à Caixa Econômica, a quem cabe a fiscalização. Foi solicitado um laudo de estabilidade estrutural de todos os prédios do empreendimento, que possui 1.298 unidades habitacionais. Os responsáveis pela obra já estão no local.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está preparada para atender as famílias que venham necessitar de abrigo por um tempo mais prolongado. Neste primeiro momento eles foram acolhidos por parentes e vizinhos. A Fasc está no local fazendo levantamento de quantas pessoas necessitarão de abrigo. A Guarda Municipal auxilia na segurança e apoio ao acesso de pessoas autorizadas a ingressar no prédio.

SOBRE O EMPREENDIMENTO – O contrato para a obra foi assinado pela Caixa e a empresa Direcional em 2017. A prefeitura cedeu o terreno, realizou obras de infraestrutura no local e firmou convênio com a Caixa para a construção das moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida com um total de 1.280 unidades, entre casas e apartamentos. Cada unidade possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro."

[19/10/2020] Vistoria libera retorno a prédio com rachaduras, mas moradores seguem com medo

Por meio de nota, construtora afirma que "não há absolutamente nenhum problema estrutural na unidade"

Os moradores de um dos blocos do loteamento Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, convivem com o medo e a incerteza da segurança do local onde vivem. Na última sexta-feira (9), os 20 apartamentos do Bloco A foram evacuados por risco de desabamento. Tremores e estalos foram ouvidos durante a noite e os Bombeiros constataram rachaduras.

O prédio que apresentou problemas estruturais tem cinco andares. A construção faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e integra o condomínio que custou R$ 128 milhões. A obra foi executada pela construtora mineira Direcional Engenharia. Os apartamentos e casas foram destinados a famílias transferidas da Vila Nazaré, em janeiro, devido a obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.

A moradora Graziela Muria vive com o marido e os filhos de um mês e de seis anos no último andar da unidade. Além dos problemas na estrutura, ela relata que a porta de alguns apartamentos não está fechando devido à uma possível movimentação da estrutura.

"Além disso, teve um dia que choveu e a cama da minha filha ficou encharcada de água. Estamos passando o dia aqui e dormindo na casa da minha cunhada, que fica aqui perto", comentou. 

Segundo o Demhab, o contrato para a obra foi assinado pela Caixa e pela empresa Direcional em 2017. A prefeitura cedeu o terreno, realizou obras de infraestrutura no local e firmou o convênio para a construção das moradias, totalizando 1.280 unidades, entre casas e apartamentos. Cada imóvel possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Por meio de nota, a construtora disse que "entende a preocupação dos moradores", mas ressalta que não há "absolutamente nenhum problema estrutural na unidade específica" (leia a íntegra ao final do texto). O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está aguardando um laudo integral de todos os blocos do empreendimento. Segundo a pasta, o documento deve ser encaminhado até esta sexta-feira (16). A construtora afirmou que o parecer está em "fase final". 

A dona de casa Veridiane Silva Cardoso se mudou para o apartamento em fevereiro com o marido e o filho de sete anos. A família mora no térreo da unidade que apresentou problemas na última sexta. Ela conta que a vizinha de cima não pode lavar o piso pois a água acaba escorrendo para dentro do apartamento através de uma fissura. 

"Meu filho pequeno está em pânico com toda essa situação. Ele tem autismo e não consegue dormir durante a noite", relatou a moradora. 

A síndica da quadra onde está localizado o prédio, Elisângela Fernandes, relata que procurou o Ministério Público em busca de uma vistoria independente da edificação, que ateste a segurança do local.

Até o momento, 757 famílias já foram transferidas para o local, que tem 1.298 residências. São 25 blocos, com 20 apartamentos no total, além de 98 casas térreas destinadas a idosos com dificuldade de locomoção e a deficientes físicos. 

Leia a nota da construtora na íntegra

A Direcional Engenharia tem uma atuação pautada nas melhores práticas de engenharia, na ética e na legislação vigente. A Companhia mantém comunicação permanente com as autoridades e demais agentes para apresentar esclarecimentos, documentações e estudos técnicos necessários.

A Construtora entende a preocupação dos moradores, mas faz questão de ressaltar que não há absolutamente nenhum problema estrutural na unidade específica em que ocorreu a situação que possa colocar em risco a segurança e a estabilidade da edificação. Essa condição já foi certificada, inclusive, por meio de parecer técnico feito por um especialista em estruturas.

O laudo solicitado pelo Demhab já está em fase final e será entregue para este e demais agentes públicos envolvidos no projeto do Loteamento Irmãos Maristas.

A equipe de Assistência Técnica, por meio de posto de atendimento e pelos canais próprios aos moradores, se mantém à disposição para fornecer orientações sobre dúvidas técnicas, de usos, conservação e manutenção de suas unidades.

O que diz a Caixa

Esclarecemos que a CAIXA acionou a construtora Direcional, responsável pela obra, e realizou vistorias no empreendimento. Uma nova vistoria da equipe técnica do banco está prevista para amanhã (16/10).

Informamos ainda que estamos em contato direto com os síndicos, para levantamento das reclamações, e estão sendo programadas reuniões de orientação aos moradores, para o esclarecimento das ocorrências e reparação, pela construtora, de danos de origem construtiva que sejam identificados.

Fonte: https://g1.globo.com e https://gauchazh.clicrbs.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet