O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Espaço SECOVIRIO

RJ e ações judiciais

Número de processos nos condomínios atingiu recorde

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Número de ações judiciais nos condomínios explode e atinge maior patamar desde 2019

Os problemas nos condomínios causados pela pandemia se refletem no Judiciário. De acordo com um estudo feito pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai), com base em dados do Tribunal de Justiça, o número de ações judiciais deu um pulo de 182 em julho para 952 em agosto e 757 em setembro deste ano na cidade do Rio. Até então, maior número de ações em um mês havia sido em maio de 2019, com 297 casos.

De acordo com Alexandre Corrêa, vice-presidente Jurídico e Assuntos Legislativos do Secovi Rio, não é possível identificar no estudo a motivação das ações, mas as razões mais comuns de conflitos nos últimos meses foram as brigas entre vizinhos em confinamento, e o aumento na inadimplência.

Sobre este segundo item, de acordo com uma pesquisa da Apsa, a taxa de inadimplência das cotas voltou ao patamar de 14% em setembro, o mesmo de abril, quando atingiu o recorde da série histórica.

"Alguns clientes concederam descontos na taxa de condomínio durante a pandemia. A partir de agosto essas reduções foram suspensas, fazendo que a inadimplência nesses clientes tenha aumentado quando comparado aos meses anteriores", explica Edgar Poschetzky, gerente geral de Gestão Condominial da Apsa.

Côrrea, do Secovi, lembra que, pela lei, o condomínio pode entrar com ação contra o morador inadimplente no dia seguinte do não pagamento da cota. No entanto, está longe de ser a melhor solução.

"Administrativamente, isso não é recomendado por causa da dor de cabeça, fora os custos. Vai-se gastar o dobro do valor da taxa do condomínio para entrar com ação."

Resolução amigável

Para evitar que a judicialização, a conversa é a melhor alternativa. Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da Abadi, sugere que se tente uma composição amigável extrajudicial, sendo recomendável que as partes (condomínio e condômino) dialoguem na busca de alternativas e acordos para pagamento do débito.

Paulo André Rodrigues, sócio da empresa de síndicos profissionais RT Rio, que cuide de 12 condomínios, compartilha desta opinião.

"Em 99% das questões conseguimos resolver com a conciliação extrajudicial."

Fora a inadimplência, também houve um aumento de brigas durante os meses da quarentena, conta o advogado Leandro Sender:

"São conflitos como a realização de obras não essenciais em apartamentos, som alto, moradores que recebem visitas criando aglomerações, além da proibição de utilização das áreas comuns."

Fonte: https://extra.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet