O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Odirley da Rocha

Algumas profissões do mercado condominial vão desaparecer?

É comum o desaparecimento de alguns cargos, faz parte do processo de evolução da sociedade. O que não pode ser esquecido é que essa mudança, na verdade, dá lugar a novos ofícios

15/12/20 12:53 - Atualizado há 3 anos
WhatsApp
LinkedIn
É comum o desaparecimento de alguns cargos, faz parte do processo de evolução da sociedade. O que não pode ser esquecido é que essa mudança, na verdade, dá lugar a novos ofícios

Por Odirley Rocha*

Eu venho percebendo que existe uma preocupação na sociedade sobre o futuro dos empregos e eu concordo em certo ponto sobre essa preocupação. Porém, gostaria de analisar neste artigo se essa preocupação é de hoje ou se vem nos seguindo na história.

Existem profissões que foram sumindo ou se adaptando com o passar dos anos e com a evolução da sociedade. Vamos viajar um pouco no passado para tentar entender essa preocupação?

Fabricante de chicote de cavalo: A década de 1890 foi o auge dessa indústria e desses profissionais, porém, logo no início do século, com o surgimento do automóvel, as carruagens foram, aos poucos, substituídas e a utilização do cavalo para transporte diminuiu até praticamente deixar de existir.

Acendedores de lampião: Era uma profissão muito importante no século XIX. Com uma vara especial que acendia os lampiões espalhados pelas ruas das cidades, esses profissionais entravam em cena no final da tarde e vinham no início da manhã apagando os mesmos. Com a chegada da eletricidade, aos poucos eles foram sumindo.

Vendedores de enciclopédias: Eles chegavam nas nossas casas muito bem vestidos, com um discurso mega power, eram bastante insistentes e tinham um produto que realmente ajudava muito os jovens na escola, pois era uma fonte de informação muito importante. O preço geralmente era alto e muitas famílias pagavam em 10 parcelas mensais ou mais. Porém, com o surgimento da internet e a informação chegando de forma instantânea e de graça, esses vendedores foram desaparecendo.

Operador de telégrafo: Foi inventado na década de 1830 e foi, durante muitos anos, o meio de comunicação mais rápido do mundo. Ele era responsável por enviar e receber mensagens e era preciso dominar o código morse. Com a chegada do telefone eles foram, aos poucos, sendo substituídos.

Telefonistas: Os mais antigos lembrarão da frase "Por favor conecte essa ligação". Era nesse momento que as telefonistas conectavam a pessoa que está ligando com a pessoa que ela desejava conversar. Era através de um cabo mesmo que isso acontecia. Com a chegada dos quadros de distribuições automáticas, as telefonistas não eram mais necessárias. Isso aconteceu na década de 1980.

Operador de elevador (ascensorista): No início do século XX, os elevadores eram mecânicos e precisavam de uma pessoa para levar os passageiros para os andares específicos. Porém, a partir de 1930, com a chegada dos elevadores automáticos, foi diminuindo em muito a quantidade dos ascensoristas.

Com esses dados históricos podemos afirmar com uma certa convicção que as profissões vão sumindo para dar espaços para outras que estão chegando e com isso muitos profissionais vão aprimorando seu conhecimento para se conectarem com as novas profissões.

No nosso mercado condominial, podemos citar algumas profissões que surgiram nos últimos 40 anos, como: especialistas em sistemas de segurança, monitoramento eletrônico, gerentes de contas da administradora de condomínio, síndicos profissionais, gerente predial, manutencionistas especializados em condomínios, advogados focados no direito condominial, técnicos de manutenção dos sistemas de segurança, escola de formação de síndicos profissionais, desenvolvedores de sistemas, etc...

Não podia ficar de fora o Atendente de Portaria Remota, que diferente do porteiro tradicional, trabalha dentro de uma central de segurança supervisionado 24 horas por dia, em um espaço realmente seguro e confortável para seguir todos os processos descritos no regimento interno do condomínio no quesito de entradas e saídas. Esse formato tira um peso das costas do síndico e de seu conselho.

Espero ter mostrado para você, amigo leitor, que sim, várias profissões vão sumir, mas isso não é de hoje e também não é de hoje o grande desejo do brasileiro de sempre se reinventar. Então a dica mega power para o síndico do futuro é:

Você precisa estar antenado com as novidades que estão chegando e preocupado com a valorização do seu imóvel, bem-estar e a segurança dos condôminos.

(*) Especialista em segurança e futuro condominial; possui MBA em Gestão de Segurança Empresarial e é diretor comercial do Porter Group.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet