O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Acidente com caixa d'água

Queda de estrutura de condomínio no ES fez uma vítima

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

[06/01/2021] Torres das caixas d´'agua que desabaram em condomínio começam a ser retiradas

Cerca de 150 famílias tiveram que ser retiradas dos apartamentos para que o procedimento pudesse ser realizado

Começou, na manhã desta terça-feira (05), a retirada das torres d'água que desabaram no condomínio São Roque, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica. Como as estruturas são grandes, as duas torres precisaram ser cortadas em pedaços para que fosse possível guincha-las. 

Segundo a empresa responsável pela construção do condomínio, cerca de 150 famílias tiveram que ser retiradas dos apartamentos para que o trabalho de retirada das ferragens pudesse ser realizado. 

A construtora ofereceu marmitas para os moradores almoçarem. Durante a retirada dos materiais, o fornecimento de energia elétrica e de gás do condomínio foi interrompido. 

Devido ao acidente que ocorreu na última quarta-feira (30), os moradores precisam ir até as caixas d'água improvisadas para retirar água. As pessoas que moram nos apartamentos atingidos pela estrutura foram encaminhadas para hotéis.

Nesta segunda-feira (04), técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) da Defesa Civil Municipal e peritos contratados pela empresa responsável pela obra, vistoriaram o local.

[02/01/2021] Morre trabalhador atingido por caixa d'água que desabou em condomínio no ES

O encarregado de instalações que fazia um reparo no terraço do prédio atingido por uma caixa d'água de 500 mil litros na última quarta-feira (30) no Espírito Santo não resistiu aos ferimentos e morreu no final da tarde de ontem. A informação foi confirmada pelos parentes da vítima. 

De acordo com informações da nora de Jucelino Rocon, 54, ele foi atingido bruscamente por parte da caixa d'água que desabou no condomínio São Roque 2, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica. O bloco 6, onde a vítima estava, foi interditado pela Defesa Civil Municipal.

O irmão de Jucelino, o comerciante Armando Rocon, disse que a vítima estava na caixa de distribuição de água tentando reparar um problema de adução.

"Ele sempre foi um homem trabalhador. Estava lá trabalhando mais uma vez, contratado pela empresa para fazer os reparos. Ninguém espera que isso aconteça", disse Armando. 

Jucelino foi encontrado desacordado pelos homens do corpo de bombeiros. "Os militares identificaram que uma vítima, que estaria trabalhando no teto desse prédio, havia sido atingida pela estrutura e estava com ferimentos no local, inconsciente", disse a corporação em nota ao UOL.

"Uma perda muito grande", diz irmão 

O homem chegou ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, com traumatismo craniano. A mulher de Jucelino e o irmão foram visitá-lo ontem à tarde e receberam a notícia de que o trabalhador tinha tido morte cerebral.

"Ele já chegou em estado grave no hospital. Ontem, tiraram vários coágulos da cabeça dele. Por volta das 17h30, ele teve uma parada cardiorrespiratória e em seguida morte cerebral. É uma perda muito grande. Ele era muito querido. Ligado à família, um homem trabalhador", contou o irmão Armando.

Em nota, a empresa responsável pela contratação dos serviços da vítima, disse que vai ajudar a família. 

"A Cobra Engenharia informa que prestará toda assistência à família nesse momento de dor. Jucelino era proprietário de uma empresa de prestação de serviço chamada Hingas construções e não tinha vínculo empregatício com a empresa", diz a nota. 

Jucelino era casado havia dez anos e deixa cinco filhos. Ele será velado numa cerimônia breve e enterrado no cemitério Parque da Paz, em Cariacica. A Polícia Civil investigará as causas do incidente.

[31/12/2020] Condomínio onde caixas d'água caíram foi entregue há 2 semanas com presença de ministro

Rogério Marinho esteve na cerimônia de entrega das chaves aos moradores no dia 14 de dezembro, em Cariacica. Ministério disse que está trabalhando para atendimento emergencial às famílias, apuração das causas do desabamento e apresentação de soluções para o restabelecimento da infraestrutura.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou, no dia 14 de dezembro, da cerimônia de entrega de chaves aos moradores do Residencial São Roque, em Cariacica, na Grande Vitória, onde duas caixas d'água de aço com cerca de 15 metros cederam na manhã desta quarta-feira (30).

Um bombeiro hidráulico que fazia manutenção em uma das caixas ficou gravemente ferido ao ser arremessado de cima da estrutura para um dos prédios. O homem foi encaminhado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória.

De acordo com o material divulgado pelo ministério no dia da cerimônia de entrega, a obra recebeu investimentos de R$ 40,67 milhões do governo federal.

O ministério disse que está trabalhando para atendimento emergencial às famílias, apuração das causas do desabamento e apresentação de soluções para o restabelecimento da infraestrutura.

As duas caixas caíram por volta das 9h em um intervalo de 20 minutos de uma para a outra. Uma das caixas foi totalmente ao chão e a outra ficou escorada no topo de um dos prédios.

O Residencial São Roque é uma obra do programa "Minha Casa, Minha Vida". Dos 14 blocos do condomínio, os dois atingidos estão interditados.

Os moradores dos blocos atingidos foram para casa de parentes no início da noite de quarta. Outras 15 famílias receberam moradia da construtora e foram levadas para um hotel da Grande Vitória.

Vídeos gravados por moradores registraram o momento da queda das caixas.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) disse que "tão logo teve ciência do desabamento de duas caixas d'água do empreendimento habitacional Residencial São Roque, solicitou providências à Caixa – responsável pela contratação e acompanhamento da referida obra".

Ainda de acordo com o ministério, as equipes técnicas do MDR e da Caixa "estão trabalhando em conjunto com a construtora responsável pela obra, para o atendimento emergencial às famílias, a rápida apuração das causas do desabamento, bem como a apresentação de soluções que serão empregadas para o restabelecimento da infraestrutura".

Prefeitura de Cariacica

De acordo com a Prefeitura de Cariacica, o empreendimento é de responsabilidade do Governo Federal, pois faz parte do projeto "Minha Casa, Minha Vida". A obra foi realizada pela empresa Cobra Engenharia.

Nesse processo, coube à Prefeitura de Cariacica – por meio da Gerência de Habitação – cadastrar famílias que não possuíam casa própria e que habitavam áreas de risco ou em situação habitacional precária.

Caixa

Em nota, a Caixa Econômica Federal disse que "foi informada pela Prefeitura de Cariacica sobre o desabamento de reservatórios de água do Residencial São Roque. Imediatamente enviou equipe técnica ao local e acionou a construtora Cobra Engenharia para prestar atendimento às famílias e implementar as medidas emergenciais necessárias".

A Caixa informou também que "o empreendimento foi construído pela Cobra Engenharia, construtora responsável pela obra e pelo atendimento emergencial às famílias, bem como pelas providências necessárias ao restabelecimento do abastecimento de água e demais reparos necessários nas edificações".

"A Caixa acompanha de perto as ações da construtora, em especial em relação à acomodação e assistência às famílias afetadas", diz outro trecho da nota.

A Caixa divulgou que realizará perícia técnica para identificar as causas do problema e as responsabilidades, "bem como continuará acompanhando a situação do empreendimento até a sua solução plena, dando o suporte técnico necessário para resguardar o patrimônio e segurança das famílias".

Empresa

A empresa Cobra Engenharia disse que "está fornecendo os cuidados necessários para os moradores, incluindo fornecimento de água potável e alimentação e hospedagem. Está providenciando carros pipa para o condomínio e já trabalha na solução para o restabelecimento do fornecimento de água".

A Cobra disse ainda que "a empresa paulista responsável por projetar, produzir e montar as torres de água foi acionada desde o momento do acontecido estando a Cobra Engenharia no aguardo de posicionamento acerca das razões do incidente e providências por parte da responsável. A empresa lamenta o ocorrido e vem trabalhando incansavelmente na solução dos problemas e buscando as causas do infortúnio e se compromete a acompanhar e cobrar ações para a resolução, o mais breve possível, para a volta da normalidade dos moradores".

"A Cobra Engenharia atua no segmento de construções no Programa Minha Casa Minha Vida desde a implementação do programa, sempre prezando pela qualidade das obras, segurança e solidez nas construções, aplicando a melhor técnica e usando produtos de qualidade em todos os seus empreendimentos. A empresa vem colaborando com as autoridades na busca da resolução dos problemas com a maior brevidade possível", diz parte da nota da empresa.

Polícia

A Polícia Civil informou que o fato foi registrado, inicialmente, como acidente de trabalho e será investigado por meio da Delegacia Especializada de Acidentes de Trabalho (DEAT).

"O local do acidente será periciado e somente após o resultado do laudo da perícia de engenharia, será possível determinar a causa do acidente e responsabilizações. Todas as medidas legais foram adotadas e estão tramitando dentro prazo legal", divulgou a polícia.

 

Fonte: https://noticias.uol.com.br, https://g1.globo.com/ e https://www.folhavitoria.com.br/ (Com informações da TV Vitória/Record TV).

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet