O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Atentado a animal

Tiro de chumbinho atinge gata em condomínio em Goiânia

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Gata de estimação é atingida por tiro de chumbinho em condomínio de luxo, em Goiânia

Animal precisou passar por cirurgia e pode ter que amputar pata. Moradora solicitou imagens de câmeras de segurança para tentar localizar agressor. Polícia Civil investiga o caso.

Uma gata de estimação foi atingida por um tiro de chumbinho em um condomínio de luxo, em Goiânia. Dona do animal, um moradora do condomínio, que prefere não se identificar, diz que está fazendo de tudo para que a gatinha, que ainda é filhote, não precise amputar uma das patas, onde foi atingida.

“Ela está fazendo uma cirurgia agora para tentar evitar que tenha que amputar a patinha dela, mas está muito difícil, porque a bala está alojada nos nervos, e ela não está conseguindo movimentar essa pata. Foi um tiro, mas atingiu dois locais”, explica.

A gata foi baleada na noite de quarta-feira (20). A moradora conta que pediu ao condomínio imagens de câmeras de segurança para tentar identificar o agressor, mas não obteve retorno. A dona do animal registrou o caso na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).

Ao G1, a assessoria do Condomínio Aldeia do Vale informou, na segunda-feira (25), às 11h31, que a agressão não foi registrada pelas câmeras de segurança das áreas comuns, "o que nos leva ao entendimento de que o fato ocorreu em ambiente privativo".

Disse ainda que prestou atendimento e apoio à família envolvida e ao animal agredido e realizou diligências internas, e lamentou a agressão à gata (veja nota na íntegra ao final).

A moradora acredita que a agressão ocorreu próximo à casa dela. “Minha gata é castrada, então, ela não sai de perto de casa, fica no jardim. Aqui não tem muro, porque o condomínio não permite, é uma norma. Quem mora aqui já vem sabendo disso. Inclusive, o condomínio permite que os gatos fiquem livres”, afirma.

A gatinha, que ainda não completou 1 ano de vida, foi encontrada pela família sangrando e miando de dor.

“Ela já estava com a patinha tremendo, sangrando muito e gritando de dor. Sangrou muito”, conta a dona do felino.

A moradora diz que nunca recebeu qualquer reclamação da gata de estimação, que mora com a família desde os 11 dias de vida. “Ela é muito calma e dorme na cama com meu filho. Nunca recebi qualquer reclamação”, diz.

Identificação do agressor

Indignada com a situação, ela quer que o autor do tiro seja identificado para que as agressões não se repitam.

“Por isso fico tão triste de não passarem as imagens, porque não quero que isso se repita. Não quero que isso aconteça com mais nenhum animal, que ninguém tenha que passar por isso”, afirma.

A moradora conta que, além das imagens das câmeras de segurança, também pediu ajuda à equipe de segurança do Condomínio Aldeia do Vale, mas que nada foi feito. "No dia, liguei para a segurança do condomínio e disseram que não podiam fazer nada", relata.

Segundo a dona da gatinha, essa não é a primeira vez que isso acontece no condomínio. Em 2018, outra moradora denunciou que o gato dela foi atingido por um tiro de chumbinho e teve o pulmão perfurado pela bala.

“Isso que é o mais triste, porque é recorrente, e o condomínio não faz nada. Isso abalou muito nossa estrutura, nada justifica atirar em um animal, mesmo se estivesse incomodando”, diz a dona.

Nota do Condomínio Aldeia do Vale

"A Associação de Amigos do Residencial Aldeia do Vale (SAALVA), responsável pela administração do residencial, lamenta a ocorrência de agressão à gata de uma moradora, ocorrida na última quarta-feira, dia 20 de janeiro. Refutamos de forma veemente, todo tipo de agressão aos animais domésticos ou silvestres.

A Saalva, assim que tomou conhecimento do caso, prestou atendimento e apoio à família envolvida e ao animal agredido e realizou diligências internas, como análise de câmeras de segurança para tentar identificar o(a) autor(a).

A agressão não foi registrada pelas câmeras que fazem o monitoramento da área comum, o que nos leva ao entendimento de que o fato ocorreu em ambiente privativo. Esclarecemos que existem limitações legais e estatutárias de atuação da associação, quando a violência é cometida em área privativa. Por conta do direito à privacidade, nosso sistema de câmeras não pode ser direcionado às residências.

A Saalva esclarece que não é conivente e repudia os maus-tratos aos animais. O Residencial é ecológico e preza para a manutenção da fauna e flora. O assunto é abordado junto aos moradores de forma preventiva através de orientações sobre normas de boa convivência e informações legais, via comunicados enviados diretamente a cada morador.

O nosso Regimento Interno impõe penalidades sobre atos de violência, descuido ou abandono de animais por parte de nossos associados nas dependências do Residencial. Quando os pets são encontrados transitando sozinhos, por exemplo, os tutores são acionados e multados para que se atentem quanto a necessidade de proteção e cuidado aos animais, mantendo-os em suas residências.

Por fim, reiteramos nosso desejo de que todos os animais sejam respeitados. Caso a tutora do felino formalize denúncia junto ao órgão policial competente, contará com o total apoio da instituição, que prestará todo esclarecimento possível a fim de que o caso seja elucidado e o possível autor seja identificado e responsabilizado".

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet