O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Prédio com risco de queda

Mesmo multado, condomínio em Vitória segue irregular

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Com obra irregular, edifício corre risco de desabar em Vitória, diz Crea

De acordo com ficais do conselho, obra é feita para reforçar a estrutura de um dos edifícios do Condomínio Residencial Atlântica Ville, em Jardim Camburi. No entanto, não há supervisão de um engenheiro

Uma obra realizada de forma irregular põe em risco os moradores de um edifício localizado em Jardim de Camburi, em Vitória. De acordo com fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), a estrutura corre risco de desabar caso o processo de escavação do solo continue sendo feito sem a avaliação de profissionais especializados.

O problema foi constatado nesta quinta-feira (4) no Edifício Acapulco B, no Condomínio Residencial Atlântica Ville, após o Crea receber uma denúncia anônima sobre a obra. Ao ir até o local, os fiscais constataram as irregularidades.

Segundo o gerente de fiscalização do conselho, Leonardo Leal, trata-se de uma obra contratada pelo próprio condomínio com o objetivo de reforçar a estrutura do edifício e tratar o aço que a compõe, que já apresenta corrosões. No entanto, de acordo com o Crea, não existe uma empresa especializada e nem um engenheiro responsável pela obra. Somente pedreiros estão trabalhando no local.

"Eles estão escavando no entorno de um pilar e não sabem até onde podem fazer essa escavação. Um engenheiro faria uma sondagem, um escoramento e nada disso está sendo feito. Só começaram a escavar sem saber até onde iriam. Isso não é permitido", pontuou Leal.

O condomínio foi multado pelo Crea em R$7.039,00. O conselho também informou que acionará a Defesa Civil para que providências sejam tomadas.

Durante esta semana os fiscais e especialistas em engenharia do Crea farão o monitoramento no local até que o caso seja resolvido.

"A apuração para identificação dos responsáveis também já foi iniciada e será tratada de forma célere para que seja garantida a integridade física dos moradores do Condomínio Residencial Atlântica Ville", informou o Crea em nota.

A equipe de reportagem da TV Gazeta foi recebida pela síndica-geral e pela subsíndica do condomínio. Elas explicaram que em dezembro do ano passado, depois de receber uma notificação da Prefeitura de Vitória, o condomínio contratou uma empreiteira pra fazer uma obra de reparo das vigas do prédio vizinho, o Acapulco C, mas a obra nem começou ainda por falta de verba em caixa.

Como o Acapulco B tem o mesmo problema e já tinha reserva suficiente pra fazer a obra, ela decidiu começar por esse prédio, mesmo sem uma autorização específica pra ele.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Vitória e a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) realizaram, na tarde desta sexta-feira (5), uma vistoria de obra.

De acordo com a engenheira da Defesa Civil, Sidneia Assis, foi constatada uma pequena reforma que está sendo realizada nos fundos do condomínio e que ela não tem risco de desabamento.

A Defesa Civil estadual disse que sua equipe de engenharia não foi acionada e que a atribuição inicial de atendimento a esse tipo de demanda é da Defesa Civil do município. A Defesa Civil estadual disse que atua em apoio somente em casos específicos, se houver necessidade.

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet