O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Defeitos de construção

GO: Construtora e incorporadora são condenadas

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Construtora e incorporadora terão de resolver problemas em condomínio entregue com vícios de construção

Uma construtora e uma incorporadora foram condenadas, de forma solidária, a resolver problemas em um condomínio que foi entregue com vícios e defeitos de construção. A determinação é do juiz Romério do Carmo Cordeiro, da 27ª Vara Cível de Goiânia. O magistrado atendeu ao pedido feito pelo condomínio.

A obrigação de fazer consiste em solucionar o problema de fiação comprometida da fonte localizada na praça contemplativa do condomínio e providenciar a instalação dos pisos tipo “paver” emborrachado ou grama sintética no espaço denominado Play Baby e no Playground. Além disso, resolver problemas de drenagem e sobrecarga na estação elevatória de tratamento de esgoto.

Conforme explica o advogado José Andrade, do escritório Bambira, Merola & Andrade Advogados, o condomínio contratou os serviços de engenheiro civil especializado em perícia, o qual elaborou laudo confirmatório dos vícios e defeitos de construção. Alega que foi despendido valor para as reformas urgentes. Expôs o direito aplicável à espécie, sustentando a aplicabilidade do CDC.

Em defesa, as empresas rebateram cada um dos defeitos apontados pelo condomínio, destacando inúmeros equívocos no laudo pericial unilateral acostado nos autos. Contestaram a pretensão indenizatória, sob o argumento da ausência de comprovação de ato ilícito.

Vícios de construção

Ao analisar o pedido, o magistrado disse que a responsabilidade do construtor é de resultado. Devendo atentar ao emprego da boa técnica visando evitar o surgimento de defeitos aparentes ou ocultos decorrentes de falhas de execução dos serviços.

No caso em questão, no que diz respeito à fiação, por exemplo, o magistrado disse que as empresas não demonstraram a entrega regular de tal benfeitoria e nem que o vício constatado não se originou de má execução da obra. Quanto ao revestimento do espaço denominado Play baby e do Playground, o memorial descritivo mostra que a entrega deveria ter sido feita piso tipo “paver”, mas foi entregue em concreto simples.

Fonte: https://www.rotajuridica.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet