O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Elias de Godoy

Cuidados com os sensores de presença na entrada da garagem

Consultor de segurança comenta caso de invasão em condomínio em Ribeirão Preto (SP), no qual um grupo de adolescentes coloca a mão no aparelho de segurança para manter o portão aberto e facilitar ação

23/03/21 03:48 - Atualizado há 3 anos
WhatsApp
LinkedIn
Consultor de segurança comenta caso de invasão em condomínio em Ribeirão Preto (SP), no qual um grupo de adolescentes coloca a mão no aparelho de segurança para manter o portão aberto e facilitar ação

Por José Elias de Godoy*

No mês passado, mais precisamente em 23 de fevereiro, a imprensa noticiou um fato envolvendo a invasão com furtos de bicicletas de um condomínio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O assalto se deu com quatro adolescentes que aproveitaram a abertura do portão da garagem para furtarem três bicicletas em um prédio na zona sul de Ribeirão Preto (SP), sendo veiculado da seguinte maneira:

JOVENS APROVEITAM ABERTURA DE PORTÃO PARA FURTAR BICICLETAS EM PRÉDIO DE RIBEIRÃO PRETO. Um deles usa sensor de presença para manter garagem aberta durante a ação, registrada por câmeras de segurança no Jardim Irajá [...]  O vídeo mostra os adolescentes se aproximam do portão logo depois que um carro o abre e entra na garagem do prédio. Uma outra câmera de segurança registra que, em seguida, um dos adolescentes coloca a mão no sensor de presença para evitar que o portão se feche, enquanto os outros três aproveitam e entram na garagem. Fonte: https://g1.globo.com, de 24/02/2021.

Mais uma vez observamos que os bandidos se aproveitaram da fragilidade nas entradas do condomínio para invadirem o prédio, onde se deve tomar um cuidado especial uma vez que é um acesso de alta vulnerabilidade.

Deve-se ter particular atenção e cuidado aos sensores antiesmagamento ou sensor de presença, visto que, estes sensores interrompem o acionamento do mecanismo dos portões ao detectar que algo está bloqueando o seu feixe e impedem que danos e acidentes ocorram.

Daí a grande importância dos porteiros estarem atentos na movimentação nas entradas e aos portões. Além disto é que se reforça a relevância de se ter o sistema de portões enclausurados com sensores de intertravamento entre eles. Para tanto, faz-se necessário que tais equipamentos estejam ligados e em perfeito funcionamento a fim de não ser surpreendido por ações delituosas deste estilo.    

Os gestores dos condomínios devem estar atentos para que a manutenção dos equipamentos não tenham falhas, quer seja ela preventiva ou mesmo a corretiva, tudo para que estes funcionem corretamente e de forma que não causem surpresas no momento de necessidade e urgência.

Em complemento aos equipamentos e barreiras físicas, faz-se necessário buscar a especialização dos colaboradores através de um bom treinamento, que deixa de ser um gasto para ser um excelente investimento visto que o retorno vem através de uma maior qualidade na mão de obra do pessoal de portaria, acarretando com isto um nível satisfatório de segurança para todos condôminos.

Agindo-se preventivamente é que se poderá minimizar esses riscos além de dificultar o acesso daqueles que querem se aproveitar dessas vulnerabilidades e nos fazer vítimas de suas artimanhas.

(*) Consultor de Segurança em Condomínios pela empresa SUAT e autor dos livros "Manual de Segurança em Condomínios" e “Técnicas de Segurança em Condomínios".

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet