O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Uso dos elevadores

Lei em Pernambuco proíbe discriminação, confira

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Lei proíbe discriminação e disciplina uso de elevadores em Pernambuco

De acordo com o texto da Lei, as regras valem tanto para edifícios públicos quanto privados

Publicada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Lei Estadual nº 17.241 disciplina o uso de elevadores nos edifícios do Estado.

De acordo com o texto da Lei, as regras valem tanto para edifícios públicos quanto privados. 

A ideia é assegurar a todos os cidadãos e cidadãs o uso dos elevadores sem qualquer tipo de discriminação ligada à cor, raça, idade, condição social, profissão, deficiência, religião, doença não contagiosa e ao sexo.

De autoria das codeputadas Juntas (Psol), a Lei também busca suprir a lacuna legislativa que não abrangia preconceitos de classe social, idade, profissão, deficiência ou doença não contagiosa.

A justificativa do projeto que originou a Lei cita a discriminação em condomínios residenciais ou empresariais quanto ao uso de elevadores sociais:

"Infelizmente, ainda é muito comum a ocorrência de atitudes preconceituosas e discriminatórias quando do uso dos elevadores sociais em condomínios residenciais ou empresariais. Alguns condomínios chegam a exigir que as empregadas domésticas e os trabalhadores prestadores de serviço usem apenas o elevador de serviço. Fato que representa uma prática gritantemente discriminatória e que segrega as pessoas em razão de sua profissão ou classe social"

O texto da Lei 17.241 ainda determina que o uso do elevador social deve ficar restrito ao transporte de qualquer pessoa que usa as dependências dos edifícios.

Já o elevador de serviço deve ser utilizado quando houver o transporte de cargas, compras ou animais.

Os edifícios também deverão afixar cartazes ou placas em locais de fácil visualização, com caracteres em negrito, contendo os seguintes dizeres:

“É vedada, sob pena de multa, qualquer forma de discriminação em virtude de raça, sexo, cor, origem, condição social, profissão, idade, deficiência, doença não contagiosa e religião no acesso aos elevadores deste edifício. Lei Estadual nº _______.”

O descumprimento do determinado pela Lei sujeitará o infrator, quando pessoa jurídica de direito privado, às seguintes penalidades, reforça o Diário Oficial:

  • advertência, quando da primeira autuação da infração; e,
  • multa, quando da segunda autuação.

A multa será fixada entre R$ 500 e R$ 5 mil em caso de descumprimento e dependerá do porte do empreendimento ou condomínio e das circustâncias da infração. 

Assinada pelo presidente da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros, a Lei já está em vigor.

Fonte: https://www.folhape.com.br e http://legis.alepe.pe.gov.br/t

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet