O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Espaço SECOVI

Ações de aluguel em março

Em SP, número de ações judiciais teve aumento de 14,7%

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Número de ações locatícias sobe 14,7% em São Paulo

Em março, foram protocolados 1.250 processos relacionadosao mercado de aluguel, a maioria por falta de pagamento

Levantamento realizado pelo Secovi-SP no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo mostra que, em março, foram protocoladas 1.250 ações judiciais relacionadas ao mercado de locação, um aumento de 14,7% em comparação a fevereiro, quando foram ajuizadas 1.090 ações na capital paulista. Em relação a março do ano passado (1.211 ações), houve alta de 3,2%.

Segundo o advogado Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do SecoviSP, a proporção de ações de despejo por falta de pagamento remanesce semelhante a de meses anteriores.

"Deve ser observada a ínfima quantidade de ações de natureza diversa, o que retrata estatisticamente que são poucos os debates judiciais sobre reajustes ou fixações de aluguel. Os contratantes continuam se ajustando e negociando diretamente”, diz Bushatsky.

As ações por falta de pagamento de aluguel totalizaram 1.056 casos (84,5% do total). As ações ordinárias, relativas à retomada de imóvel para uso próprio, de ascendente ou descendente, reforma ou denúncia vazia, contabilizaram 108 processos (8,6%). As ações para renovação compulsória de contratos comerciais com prazo de cinco anos responderam por 73 processos (5,8%) e, as consignatórias, quando há discordância de valores de aluguéis, motivaram 13 processos (1%).

Acumulado

O total de ações acumuladas no primeiro trimestre deste ano foi de 3.093 processos, uma diminuição de 9,9% diante do acumulado no período anterior, com 3.434 processos. Entre abril de 2020 e março de 2021, foram registradas 12.848 ações locatícias, um recuo de 15,9% diante do acumulado no período anterior (abril de 2019 a março de 2020), quando ingressaram 15.282 ações nos fóruns da Capital.

Confira a íntegra do levantamento

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet