O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Bandeira nazista na sacada

SC: Polícia conclui inquérito e apreende objeto

sexta-feira, 21 de maio de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Polícia conclui inquérito e apreende bandeira nazista vista na sacada de prédio em Florianópolis

Homem flagrado balançando bandeira na sacada de apartamento não foi indiciado. Cabe ao MPSC, que acompanha o caso, definir se oferece denúncia, arquiva o caso ou pede novas diligências à polícia.

A Polícia Civil confirmou nesta quarta-feira (19) que concluiu as investigações sobre o caso de um homem que foi flagrado balançando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento em Florianópolis. Segundo a delegada responsável pelo caso, o inquérito foi encaminhado ao Judiciário sem indiciamentos pois o fato é considerado atípico conforme a descrição criminal prevista em lei.

Agora, cabe ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) definir em 30 dias se oferece denúncia no caso, pede arquivamento ou solicita novas diligências à polícia. Segundo o órgão, o homem ainda não foi ouvido e pendem diligências sobre o caso.

bandeira que aparece no vídeo que circulou em redes sociais foi entregue pelo advogado do homem suspeito à polícia nesta semana e apreendida. Segundo a polícia, ficou comprovado também a suspeita de que o morador possui problemas psicológicos.

Segundo o artigo 1º da Lei 7.716/89, usado como base para a investigação na Polícia Civil, é crime "fabricarcomercializardistribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo". Segundo a delegada Juliana Renda, da 1ª Delegacia da Polícia Civil da Capital, o ato flagrado não se encaixa no que consta na lei.

"Para praticar o crime, e não chama apologia se chama divulgação ao nazismo, ele tem que praticar um desses quatro verbos para ser responsabilizado criminalmente. Ele não estava praticando nenhum desses quatro verbos", explicou a delegada.

A Polícia Civil informou que vai ouvir a mulher do homem para tentar identificar onde o material foi comprado, pois a comercialização de produtos que divulguem o nazismo é considerada crime. O depoimento deve acontecer ainda nesta semana.

A delegada reconheceu que a atual lei tem brechas e disse que há projetos no Congresso Nacional que discutem a questão para ampliar e detalhar a legislação: "mas, por enquanto, o que temos é esse único artigo que fala sobre isso".

MPSC

O caso é acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) do MPSC. A entidade atua em uma série de frentes no estado e uma das funções é a elaboração de um diagnóstico sobre casos semelhantes que existem no território catarinense.

Em nota na noite de sábado, o MPSC informou que a propagação do ideário nazista é um crime que "precisa ser combatido com firmeza".

https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet