O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Golpes por delivery

Bandidos cobram taxa extra fictícia de moradores

segunda-feira, 29 de agosto de 2022
WhatsApp
LinkedIn
Bandidos cobram taxa extra fictícia de moradores

Golpes na entrega

É importante prestar atenção na hora do pagamento para não arcar com cobranças extras

O movimento de entregadores na porta de casas e condomínios não para durante o dia. É reflexo do isolamento social por causa da pandemia. Mas, no meio da imensa maioria de trabalhadores honestos, há alguns que estão escolhendo esse momento para aplicar golpes.

O Procon de São Paulo registra centenas de denúncias de um mesmo tipo de fraude: com uma máquina de cartão em mãos com o visor quebrado, o entregador cobra uma taxa extra fictícia com o argumento da alta demanda. Assim, acaba passando altos valores.

Há relatos de vítimas que tiveram até R$ 8 mil debitados de suas contas e cartões de crédito. As empresas vêm alegando que não têm responsabilidade pelo golpe, já que os entregadores são prestadores de serviço sem vínculo trabalhista. Mas não é isso que a lei prevê.

“O código de defesa do consumidor é expresso. A responsabilidade do fornecedor e de toda a cadeia de fornecimento é explícita. É uma responsabilidade solidária. Significa que o consumidor pode cobrar todo seu prejuízo do fornecedor, do terceirizado, do entregador, de qualquer um que integre essa relação de fornecimento”, afirma Fernando Capez, diretor do Procon-SP.

As empresas passaram a emitir alertas para o golpe logo que a pessoa efetua o pedido. O consumidor precisa ficar atento e não aceitar nenhuma cobrança extra, já que o pagamento pelos produtos e serviço de entrega costuma ser feito por meio dos aplicativos.

“O consumidor que sofreu prejuízo pela exigência de uma taxa que não é devida seguida de uma fraude, com a colocação de um zero a mais no valor, causando na prejuízo, deve procurar a empresa na mesma hora para obter o reembolso do seu prejuízo”, diz Capez.

Caso não haja a devolução, o cliente deve procurar os órgãos de defesa do consumidor e a polícia. Alguns condomínios estão fazendo alertas também sobre o risco de assaltantes se passarem por entregadores.

https://www.band.uol.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet