O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Taxas e cobranças

Pagamento de ITU e IPTU

Podem ser feitos após entrega de condomínio em GO

quarta-feira, 14 de julho de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Construtora não pode exigir que comprador pague IPTU e ITU antes da entrega de condomínio fechado

Uma construtora terá de suspender a cobrança de qualquer valor referente a ITU/ IPTU de dois consumidores que adquiriram lotes em um condomínio fechado, em Senador Canedo, na região Metropolitana de Goiânia.

A antecipação de tutela foi concedida pelo juiz Marcelo Lopes de Jesus, do juizado Especial Cível daquele município. Segundo o magistrado, o pagamento dos referidos impostos só deve ser feito pelos compradores após a imissão na posse. Situação que ainda não ocorreu. Foi fixada multa de R$ 2 mil em caso de descumprimento da decisão.

“O posicionamento jurisprudencial é firme no sentido de assegurar que não há que falar em pagamento de ITU e IPTU pelo contratante anterior à sua imissão na posse”, disse o magistrado ao conceder a medida.

Além disso, determinou que a empresa se abstenha de incluir os nomes dos postulantes no rol dos inadimplentes por débitos dos referidos impostos até julgamento final da demanda. O magistrado também inverteu o ônus da prova.

No pedido, a advogada Luciana Carla Altoé de Lima Falcão, que também é parte na demanda, explica que, em junho de 2019, foram adquiridos dois terrenos em loteamento de Senado Canedo. Sendo que o empreendimento só será entregue em dezembro de 2022. Contudo, após a assinatura do contrato de compra e venda, por força de cláusula contratual, os consumidores já pagaram o IPTU do ano de 2020 e iniciaram o pagamento de 2021.

Pagamento de IPTU e ITU

A advogada ressaltou no pedido que, ainda que a responsabilidade e obrigação para o pagamento dos impostos estejam presentes expressamente no contrato, a cláusula é abusiva, além de afrontar diretamente o artigo 51 do Código Consumerista. Explica que nos contratos de adesão, como os assinados pelos requerentes, não existe a possibilidade de se discutir seus termos, impondo ou retirando novas cláusulas.

Salientou, ainda, que há jurisprudência pacificada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no sentido de que, antes da efetiva imissão na posse, a responsabilidade pelo pagamento das taxas condominiais é da construtora do empreendimento. Ela esclarece que a imissão da posse ainda não foi feita.

Assim, as despesas atinentes aos tributos do imóvel, antes da entrega do imóvel aos adquirentes (posse direta), devem ser de total responsabilidade das empresas que efetuaram a venda. Pontuou, ainda, que a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Goiânia e o Tribunal Justiça de Goiás (TJGO) têm entendimento no mesmo sentido.

https://www.rotajuridica.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet